Ministro do Turismo recebe representantes da Gol e Tam

18/07/2008 13h15

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, propôs nesta quarta-feira (16), em São Paulo, aos presidentes das companhias aéreas Gol (controladora da Varig), Constantino de Oliveira Júnior, e TAM, David Barioni Neto, a construção de uma agenda comum para o desenvolvimento de ações voltadas para o aumento do fluxo de turistas no território nacional.

Sem a presença da imprensa, em reuniões em separado com cada um dos presidentes, Luiz Barretto explicou que a participação das empresas aéreas é fundamental para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Entre elas estão as de promover a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno e gerar 7,7 bilhões de dólares em divisas com o turismo internacional até 2010.

Segundo a assessoria, L uiz Barretto destacou a importância do Programa Viaja Mais Melhor Idade, dirigido ao público com mais de 60 anos, neste esforço. Nesta segunda fase, que terminou em junho, foram vendidos 140 mil pacotes.

Jeanine Pires, presidente da Embratur que acompanhou o ministro nas reuniões, falou sobre as campanhas realizadas no exterior pelo instituto para atrair mais turistas para o Brasil. Pires apresentou ainda um estudo sobre a organização da malha aérea nacional e falou da necessidade de se aumentar a oferta de vôos internacionais para os aeroportos brasileiros.

Outro tema importante, tratado pelas empresas e o ministro, foi a ampliação de vôos na América do Sul. Trata-se de uma das diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo de integração dos países sulamericanos.

Fonte: Diário do Turismo