Ministro do Esporte quer propostas da CTD para elaborar Plano Nacional do Esporte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, sugeriu que técnicos de sua pasta e da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados troquem informações com vistas á formulação de proposta de um Plano Nacional de Esporte. A manifestação foi durante a audiência pública, com três horas de duração, na terça-feira (9 de abril), quando o ministro apresentou os planos gerais do governo para receber os megaeventos esportivos, a partir da Copa das Confederações, este ano, Mundial de Futebol, em 2014, Olimpíada e Paraolimpíada em 2016.
10/04/2013 11h35

CTD

Ministro do Esporte quer propostas da CTD para elaborar Plano Nacional do Esporte

Audiência pública com o Ministro do Esporte

A audiência pública, presidida pelo deputado Romário (PSB/RJ), foi prestigiada com a presença do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello e do presidente da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), Francisco Antônio Fraga.

A proposta de Aldo Rebelo para um trabalho integrado entre o Ministério e a Comissão de Turismo e Desporto respondeu à indagação do deputado Deley (PSC/RJ):

"Precisamos fazer reflexão sobre a falta de uma política nacional de esporte. Vamos copiar algum modelo? Já escolhemos esse modelo?", indagou o deputado.

Para Deley, independentemente do modelo a ser seguido, importa que ele seja implantado para ser obedecido independentemente de quem vier a ocupar o Palácio do Planalto. "Devemos ter um governo definido, mas que tenha continuidade", disse ele.

Indagado sobre os legados esportivos dos megaeventos, Aldo Rebelo explicou: "Estamos preocupados, também, com os múltiplos desafios da Olimpíada, como o legado desse evento. O trabalho que realizamos é no sentido de que a herança seja duradoura, desde a ampliação da consciência da prática da atividade física até a construção de uma infraestrutura mínima para o lazer e para a formação de atletas".

O deputado Romário criticou o crescimento dos investimentos públicos do governo federal nas obras dos estádios, principalmente, lembrando que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia prometido que não haveria dinheiro público na Copa 2014, pois essa seria uma "Copa da iniciativa privada".

Aldo Rebelo explicou que os investimentos públicos estão sendo feitos "na forma de financiamento, através do BNDES, cujos compromissos assumidos serão honrados, pois há garantias de mercado".


Interatividade

 

A audiência pública foi a primeira da CTD com participação do público, via portal e-Democracia da Câmara dos Deputados.

Os internautas fizeram perguntas ao Ministro Aldo Rebelo, que foram respondidas no decorrer da audiência.