Ministra do Turismo recebe empresários do turismo rural

22/04/2008 11h00

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, recebeu dia 17, em São Paulo, um grupo de empresários da Associação Fazendas Históricas Paulistas. A Associação reúne propriedades históricas dos séculos XVIII, XIX e início do século XX que trabalham com turismo rural. As propriedades, que ficam em Campinas, Itu, Jaú, Limeira, Mococa e São Carlos, oferecem hospedagem com comidas típicas, cavalgadas, trilhas na Mata Atlântica, observação de aves, pequenos museus e atividades rurais. Há também as que trabalham com turismo pedagógico, agroturismo e eventos.

No encontro foram discutidos projetos para incentivar o turismo rural. Os empresários foram motivados pelos bons resultados que verificaram na parceria realizada entre a prefeitura de São Carlos e o MTur e que implantou a sinalização turística na região. Eles manifestaram interesse em implantar projeto semelhante nas demais regiões e pleitearam apoio à promoção de roteiros de turismo rural. A ministra respondeu que o turismo é uma atividade muito promissora, e que a atividade rural se encaixa no turismo do Séc XXI.

Marta Suplicy também sugeriu aos empresários que apresentem uma proposta, após pesquisar em suas regiões, de um local para implantação de um restaurante escola. Ela lembrou que o Ministério tem feito parceiras sempre levando em conta espaços públicos para implantação destes projetos, que visam qualificação e formação de mão de obra. O grupo considerou muito boa a proposta, pois existe necessidade por formação e qualificação de pessoal.

O Ministério do Turismo investiu R$ 8,3 milhões, em 2007, nos municípios da região de São Carlos, Mococa, Limeira, Campinas, Itatiba e Araraquara, que são regiões com propriedades que desenvolvem o turismo rural. Os investimentos foram para obras de infra-estrutura e sinalização turística, reforma e revitalização de espaços culturais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), o país conta com 4.851 propriedades rurais com atividade turística, sendo 972 no estado de São Paulo. Do total no país, 55,7 % estão localizadas na região Sudeste. O setor emprega mais de 67 mil pessoas entre trabalhadores e patrões. A mão-de-obra local representa 69% deste total. Entre as produções voltadas para o turista estão as hortaliças, frutas, grãos, a agroindústria artesanal (embutidos e queijos) e o artesanato local, representam 75% da produção.

A produção é diversificada, onde 37% produzem hortaliças, frutas e grãos; 58% lidam com animais de pequeno, médio ou grande portes; 29% possuem agroindústria artesanal (embutidos, queijos, etc); e 75% comercializam artesanato local (próprio, de vizinhos ou típicos da região).

Participaram do encontro o presidente da Associação Histórica de Fazendas Paulistas, João Batista Mattos Pacheco Netto, da Fazenda Rosário; Luiz Felipe Botelho Medeiros, da Fazenda Santa Gertrudes; Raul Sampaio de Almeida Prado e Maria Beatriz de Almeida Prado, da Fazenda Capoava; Leonor Inocência Figueiredo Rossetti Rais e Marina Rossetti Barreto Ribeiro, da Fazenda Nova; Maria José Ferreira de Araújo Ribeiro e Raphael de Araújo Ribeiro, da Fazenda Quilombo; Vera Regina Zavaglia Malta Campos, da Fazenda Santa Maria do Monjolinho; Suzana Ulson Cardozo, da Fazenda Santa Maria – Campinas; Emiliano Saran Azevedo; e a assessora de comunicação da Associação Fazendas Históricas Paulistas, Eduarda Lopes.

Fazendas do Brasil – O MTur já investe em Turismo Rural. O projeto Fazendas do Brasil do MTur, iniciado em 2006 e finalizado em 2007, estabeleceu uma rede de hospitalidade de caráter familiar complementada com atividades de animação e interpretação turísticas, incentivando a sustentabilidade do Turismo no Espaço Rural (TER) brasileiro. Considerando a realidade diferenciada e peculiar dos empreendimentos brasileiros, o projeto propôs adaptações às características culturais e sociais, classificando as fazendas em três grandes grupos: históricas, de produção e de lazer. A pauta do projeto foi a consolidação da Rede Nacional Fazendas do Brasil, composta por 96 propriedades. Além disso, o MTur trabalhou a divulgação e promoção do projeto, por meio da criação do site www.fazendasdobrasil.com.br.

Fonte: Ministério do Turismo - ASCOM