Ministério do Turismo promove maior evento de aventura do mundo

01/09/2008 17h15

Brasília – O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promovem, no período de 3 a 7 de setembro, no Centro Imigrantes em São Paulo, o Adventure Travel World Summit South America (ATWS-SA). Evento é referência mundial no segmento e funcionará como espaço de discussão, troca de experiências e relacionamento no segmento de Turismo de Aventura e Ecoturismo. Além disso, o ATWS-SA será uma oportunidade de negócios para os operadores brasileiros e da América do Sul, uma vez que estarão presentes, nos Encontros de Negócios, 70 compradores mundiais de Turismo de Aventura. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, ressalta a importância do segmento para o turismo brasileiro. “Por reconhecer a importância deste setor, o Ministério do Turismo o elegeu como um dos seus segmentos prioritários, e o apoio dado ao Adventure Travel World Summit – South América é apenas uma das ações neste sentido”, declara.

Com apoio da Embratur, foram realizados FAM Tours (viagens de familiarização), com os compradores mundiais de Turismo de Aventura, por diversos destinos do país. Em sua primeira edição no Brasil, o evento terá como temática: Turismo de Aventura e Natureza como fator chave de desenvolvimento sustentável.

Além dos FAM Tours e encontros de negócios, onde operadoras do Brasil e América do Sul poderão apresentar e vender seus produtos para empresas nacionais e internacionais, serão promovidas palestras e discussões nas áreas de Sustentabilidade, Marketing, Inovação, Tecnologia e Gestão Empresarial.

Entre os principais palestrantes estão: Jim Gilmore, autor de livros que tiveram grande impacto na área de marketing, como a obra “Autenticidade”, considerada pela Time Magazine como uma das “10 idéias que estão mudando o mundo” e a obra “A Economia da Experiência”; Olivier Cantet, perito em montanhas e chefe-executivo da Rip Curl, famosa marca da indústria do surfe; o casal de exploradores, Margi e Gerard Moss, que por mais de 20 anos têm voado pelo mundo em pequenas aeronaves e são responsáveis pelo Projeto “Os Rios Voadores”; Carol Bellamy, ex-senadora do Estado de Nova Iorque, nomeada pela Revista Forbes como uma das “100 mulheres mais poderosas no mundo”; além de Frank Hugelmeyer, presidente da Associação da Indústria Outdoor (OIA), o principal grupo ligado ao comércio de atividades ao ar livre nos Estados Unidos.

O evento contará, ainda, com o Adventure Day, onde os inscritos no ATWS-SA terão a oportunidade de participar de atividades de aventura a serem realizadas, no dia 7 de setembro, nas proximidades da cidade de São Paulo. São oito opções de passeios oferecidos pela organização do evento: Passeio de bicicleta no Centro de São Paulo (Agência Auroraeco); acquaride em Socorro (Parque do Monjolinho); arvorismo em Santa Isabel (Adventure Park); tirolesa e arvorismo em Socorro (Parque dos Sonhos); rafting no Rio Juquiá, em Juquitiba (Canoar); caminhada em São Lourenço da Serra (Agência Trip on Jeep); canoagem oceânica pelas praias do Litoral Norte (Cia Eco); e atividade de caminhada em trilha e tirolesa em São Francisco Xavier (Portal do Equilibrium).

O evento promovido pelo MTur e Embratur é uma realização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA) e da Adventure Travel Trade Association (ATTA).

Inscrições – As inscrições para o evento podem ser feitas nas modalidades: Participante e Encontros de Negócios. Para a modalidade participante, as inscrições serão feitas no local do evento, uma vez que as inscrições pelo site encerraram-se ontem (27/08). Já os interessados em inscrever-se na modalidade Encontro de Negócios, podem efetuar a inscrição pelo site www.abeta.com.br/summit.
Os inscritos como participantes terão acesso a toda programação do evento, que conta com palestras, painéis temáticos, encontros sociais e Adventure Day. Os inscritos nos Encontros de Negócios poderão apresentar e vender seus produtos para empresas nacionais e internacionais interessadas em comprá-los e comercializá-los, além de acesso a toda programação do evento.

Imprensa – O credenciamento de imprensa será feito pelo link https://www.abeta.com.br/summit/pt-br/form-inscreve_imprensa.asp.

Aventura Segura – Melhorar a qualidade, a segurança e a competitividade dos profissionais e empresas do segmento de turismo de aventura no país, por meio da qualificação, certificação e disseminação de conhecimento. Esse é o objetivo do Programa Aventura Segura, uma das ações do Ministério do Turismo para tornar o país um destino de aventura. O programa é executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), em parceria com o Sebrae Nacional. Entre outras ações do programa estão a certificação de condutores e empresas e a formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS).

O programa conta com 2,7 mil pessoas qualificadas em cursos à distância e presenciais, quase 100 municípios mobilizados, mais de 3 mil pessoas diretamente envolvidas em ações como oficinas, cursos, seminários e eventos e quase 200 empresas em processo de implementação do Sistema de Gestão da Ssegurança em suas operações. Além disso, foram criados 8 GVBS e 31 Normas Técnicas no âmbito da ABNT específicas sobre Turismo de Aventura.

O Programa Aventura Segura prioriza 16 destinos turísticos nacionais: Grande Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Serra Gaúcha (RS), Rio de Janeiro Metropolitana (RJ), Serra dos Órgãos (RJ), Brotas (SP), Socorro (SP), Vale do Ribeira (SP), Serra do Cipó (MG), Bonito e Serra da Bodoquena (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Fortaleza Metropolitana (CE), Chapada Diamantina (BA), Recife Metropolitana e Agreste (PE), Lençóis Maranhenses (MA) e Manaus (AM).

Durante o 3º Salão do Turismo - Roteiros Brasil, realizado em São Paulo, em junho deste ano, aconteceu o pré-lançamento da Campanha do Consumo Consciente de Turismo de Aventura. Uma ação do Programa Aventura Segura que visa conscientizar os turistas, operadores de turismo e imprensa sobre os cuidados necessários para praticar o turismo de aventura com segurança. Foram criados os 10 mandamentos da Aventura Segura, uma espécie de guia que oferece dicas e informações de segurança. Entre eles estão: certificar-se de que a empresa é de confiança, utilizar os equipamentos de segurança; conferir se a operadora utiliza equipamentos com selo de qualidade nacional ou internacional; conhecer seus limites e respeitar o meio ambiente, entre outros.

A Campanha conta com apoio do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Mais informações no site www.aventurasegura.org.br.

Fonte: Ministério do Turismo