Ministério do Turismo divulga no Peru ações para o Pan 2007
Representantes do Ministério do Turismo e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) apresentaram nesta sexta-feira (25) em Lima (Peru), no Salão Internacional do Turismo (SIT), as ações que o governo brasileiro está desenvolvendo para a realização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Parapan-americanos, que serão realizados entre os meses de julho e agosto, no Rio de Janeiro.
Durante entrevista coletiva para 25 jornalistas, a coordenadora das ações do Ministério do Turismo para o Pan, Paula Sanches, ressaltou que os projetos e programas que a pasta está executando “são legados que ficarão para a cidade do Rio do Janeiro”. O ministério está investindo aproximadamente R$ 117 milhões nos jogos, que englobam diversas ações destinadas a promover a imagem do país, proporcionar a inclusão social, melhorar o atendimento ao turista e ampliar as condições de qualificação da cidade do Rio de Janeiro para sediar eventos internacionais.
O chefe do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) para América do Sul, João Carlos Vasconcellos, ressaltou que a realização do Pan é “uma grande vitrine para o Brasil, não apenas para o Rio de Janeiro, que demonstra sua capacidade em receber grandes eventos”. Os jornalistas peruanos tiveram a oportunidade de assistir a um filme, produzido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que mostra as principais obras, como a Vila Olímpica, que estão sendo realizadas em diversos pontos da capital carioca para os jogos. Um esforço, ressalta Vasconcellos, que amplia a qualificação do Brasil para disputar a sede da Copa de 2014.
Durante o evento, o presidente do Comitê Para-Olímpico do Peru, José Faría Aseng, e o representante do Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), Roberto Falcão, entregaram ao atleta para-olímpico Jimmy Eulert o diploma de “Embaixador Rio 2007”. O III Parapan-americanos serão realizados de 12 a 19 de agosto. Medalhista em natação, Eulert participou das Para-olimpíadas de Atlanta, em 1996, e de Sydney, em 2000. A coletiva também contou com a presença do atleta peruano Francisco Boza, nomeado Embaixador Rio 2007, na última edição SIT, em 2006, e a ministra Marcela Nicodemos, representando a Embaixada do Brasil no Peru.
A SIT foi inaugurada na última quinta-feira (24) e deverá receber cerca de 60 mil visitantes até amanhã, sábado, quando será encerrada. A feira é uma das mais significativas oportunidades de divulgar o destino brasileiro naquele país. Cerca de 60 mil peruanos visitam, por ano, o Brasil. A meta da Embratur é ampliar para 70 mil até o ano de 2010.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo - ASCOM