Ministério apresenta propostas para novo formato do Conselho Nacional de Turismo
O secretário nacional de Políticas do Turismo e secretário-executivo do Conselho Nacional de Turismo (CNT), Airton Pereira, apresentou, no final desta manhã (04.09), as propostas do Ministério para remodelar o formato de atuação do órgão, criado para implementar a gestão descentralizada e compartilhada do setor. A apresentação foi realizada na continuação da 18º Reunião do Conselho, que teve início com a apresentação aos conselheiros do programa Viaja Mais – Melhor Idade, criado para incentivar viagens em períodos de baixa ocupação para aposentados, pensionistas do INSS e maiores de 60 anos.
Alguns dos principais objetivos do novo formato de atuação do CNT são aperfeiçoar o processo de gestão descentralizada e compartilhada do setor turístico, de acordo com o proposto pelo Plano Nacional de Turismo 2007-2010; aprofundar a integração e o fortalecimento das ações institucionais públicas e privadas; fortalecer e apoiar o funcionamento das câmaras temáticas e alinhar as recomendações do conselho com ações do MTur, Fórum Nacional de Secretários de Turismo (Fornatur) e das Câmaras Temáticas.
O secretário-executivo do MTur, Luiz Barreto, fez um agradecimento especial a todo o trade turístico pela parceria constituída na implementação do programa Viaja Mais – Melhor Idade. Garantiu que o governo vai continuar a estudar futuras medidas que poderão dar continuidade ao programa, que deverá se estender a trabalhadores e jovens. “Gostaria aqui de reafirmar a importância desse programa, e fazer um agradecimento pessoal ao conjunto do trade, pela receptividade que tivemos aqui no Ministério”, afirmou Barreto, que fez questão de mencionar também o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal: “Eu tenho certeza que essa parceria com a Caixa e com o Banco do Brasil é permanente e ainda vai dar muitos frutos”, enfatizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo