Megaeventos esportivos poderão determinar a expansão do turismo no Brasil
Esse foi o objeto do XII Congresso Brasileiro da Atividade Turística - CBRATUR, que a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado realizaram ontem (01/12) no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, que discutiu o tema "Os Impactos dos Megaeventos Esportivos para a Indústria do Turismo". A solenidade de abertura do evento contou com a presença do 1o. vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e foi aberto pela presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Professora Raquel Teixeira.
O deputado Marco Maia, que representou o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, defendeu a necessidade de a realização dos megaeventos interagirem com o desenvolvimento do país, e afirmou que compete à Câmara "discutir à exaustão as ações necessárias para que o Brasil promova as competições com eficiência".
Já a deputada Professora Raquel Teixeira, depois de realizar um breve inventário sobre a existência do CBRATUR, afirmou que o diálogo entre empresários, Poder Legislativo e Poder Executivo é fundamental para que a atividade turística no Brasil se profissionalize definitivamente, a fim de atingir um patamar de qualidade capaz de transformar o país em destino prioritário da indústria mundial de viagens e lazer.
Em relação, especificamente, às ações que o Ministério do Turismo vem realizando para preparar o país para a Copa de 2014 e para os Jogos de 2016, o ministro Luiz Barretto explicou que quatro objetivos maiores estão sendo focalizados prioritariamente: qualificação profissional, infraestrutura turística, hotelaria e promoção da imagem do Brasil.
- Há programas para capacitação de profissionais em andamento. Em infraestrutura turística foram investidos R$ 6 bilhões nos últimos anos. Além disso, foi ampliada a linha de financiamentos para hotéis - disse Barretto.
Quanto à questão da infraestrutura esportiva, o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, que representou o ministro Orlando Silva Junior, garantiu que o país estará preparado para todas as competições. De acordo com ele, as obras que exigem maior tempo de maturação estão em fase de conclusão de estudo, havendo tempo suficiente para concluí-las.
Encerrada a primeira etapa do XII CBRATUR, os painéis temáticos foram apresentados a partir das 14h. No primeiro painel, coordenado pelo deputado Eugênio Rabelo, o ex-ministro do Esporte e Turismo e atual presidente da SPTuris, Caio Luiz de Carvalho, falou sobre "Esporte e Turismo, Indústrias Paralelas e Complementares.
Em seguida, em painel coordenado pelo deputado Afonso Hamm, Karla Buzzi, consultora da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) apresentou a palestra Benchmarking em Turismo, no painel "Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016: Perspectiva de Expansão".
No terceiro painel, o tema, abordado pelo vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), André Pousada, foi "Cruzeiros Marítimos: Infraestrutura e Expansão do Mercado".
O derradeiro painel focalizou o tema "Mão de Obra: Treinamento, Reciclagem e Aperfeiçoamento", apresentado pelo diretor da área de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), Jadir Rafael da Silva.
Para acessar as apresentações dos palestrantes do XII CBRATUR, clique aqui.
Fotos: Akimi Watanabe