Marta Suplicy anuncia R$ 1 milhão para reforma do Mercado Modelo em Salvador
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, participou ontem à noite (13/6), em Salvador, no Pestana Bahia Hotel, da solenidade de abertura do 2° Nordeste Invest 2007. No evento a ministra anunciou o empenho de aproximadamente R$ 1 milhão para que o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, possa iniciar as obras de reforma do Mercado Modelo: "Vamos dar melhor estrutura física para centenas de lojistas que atendem os turistas lá".
Marta Suplicy ainda ressaltou a importância turística do Nordeste, destacando esforços para que projetos regionais sejam cada vez mais impulsionados. "Temos ouvido todos os atores da cadeia turística, incluindo governadores e prefeitos, para redefinir e aprimorar programas, como o Prodetur Nordeste II", disse ela.
O Mercado Modelo é o ponto turístico mais visitado da capital baiana e patrimônio histórico nacional. A principal alteração será na galeria subterrânea, descoberta há cerca de quatro anos, que será transformada numa galeria de arte para abrigar exposições. O local tem a mesma dimensão dos dois pisos do mercado - a área total é de 8,4 mil metros quadrados - e existe desde a construção do prédio, em 1861. O local recebe diariamente cerca de dois mil turistas, entre brasileiros e estrangeiros.
O restante da reforma inclui toda a restauração física do prédio - pintura, retirada de infiltrações e recuperação do telhado, marquise, estacionamento dos ônibus e dos banheiros. O objetivo é garantir melhores condições de trabalho aos 280 lojistas que oferecem, aos turistas, produtos típicos da região Nordeste, como gastronomia e artesanato. No Mercado Modelo funcionam também dois dos restaurantes mais tradicionais da cidade, o Maria de São Pedro, com mais de 80 anos de funcionamento, e o Camafeu de Oxossi.
O trabalho de restauração vai seguir as normas determinadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o Mercado Modelo em 1966. O prédio foi construído para abrigar as instalações da terceira Alfândega de Salvador e a galeria descoberta, recentemente, era utilizada naquela época como porão para manter os escravos vindos da África até que fossem comercializados.
Nordeste Invest - Durante os dois dias de evento vários debates para o incremento turístico acontecerão. Hoje (14), o diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo, do MTur, Frederico Costa, falou sobre as fontes alternativas de financiamento para os mercados imobiliário e turístico. Amanhã (15), a palestra será do diretor de Infra-Estrutura Turística do MTur, Roberto Bertolotto, sobre a infra-estrutura turística do Nordeste.
O Nordeste Invest é promovido pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro - ADIT.
Fonte: Ministério do Turismo