Manifestações artísticas dão cor e alegria ao Salão do Turismo

11/06/2008 10h15

Os ritmos, músicas, danças e espetáculos que o turista pode conhecer nos destinos brasileiros estarão no 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será realizado de 18 a 22 de junho, no Anhembi, em São Paulo. A manifestação cultural brasileira é um atrativo que promete fazer com que o público do Salão queira viajar pelo Brasil. Por isso, foi organizada uma programação com apresentações de artistas regionais que percorrerão as instalações do Salão, da Feira de Roteiros Turísticos ao palco da Vitrine Brasil.

Mais de 80 apresentações estão previstas para os cinco dias do evento, sendo 72 no Salão do Turismo e 10 em quatro unidades do Sesc São Paulo, numa parceria para levar o melhor da cultura também para fora do evento. A Mostra das Manifestações Artísticas é uma estratégia de valorização e promoção da cultura brasileira. Entre os shows previstos para o palco da Vitrine Brasil está a apresentação de teatro de bonecos do grupo Giramundo, representando Minas Gerais. Com mais de 30 peças produzidas, o grupo leva para o Salão do Turismo 2008 o espetáculo “Um Baú de Fundo Fundo”, a história de um palhaço que chega para uma apresentação numa cidade e é proibido de cantar e ler poesia, numa alusão à repressão dos anos 70.

A banda Naurêa, que vai apresentar a música regional e representar o estado de Sergipe, é outra atração marcante nas Manifestações Artísticas. Formado em 2001, o grupo toca um ritmo conhecido por Sambaião, como o nome sugere, uma mistura de samba com baião. No Nordeste, a Naurêa é uma banda popular, mas ela fez história, também, em Brasília, no Rio de Janeiro e até na Alemanha, que passou a ser um mercado para o grupo depois de show realizado durante o mundial de futebol de 2006.

Dentro do cortejo na Feira de Roteiros Turísticos, o grupo folclórico Maracatu Estrela Brilhante do Igarassu, representando Pernambuco, promete alegrar o Salão do Turismo. Os visitantes vão aprender, ainda, que o maracatu é muito mais que uma tradição cultural, é uma reverência aos antepassados, pois acredita-se que, quanto o batuqueiro entoa o maracatu, a sua voz mistura-se a de seus ancestrais e, juntos, todos bradam um grito de resistência, manifestado por meio da música.

A Vitrine Brasil faz parte da estrutura do Salão do Turismo e é nela que o público assistirá às Manifestações Artísticas. Um outro módulo importante é a Feira de Roteiros Turísticos, espaço reservado para a apresentação dos roteiros turísticos brasileiros das 27 Unidades da Federação, estruturados pelo Programa de Regionalização. Nesta edição, serão apresentados os 81 roteiros turísticos trabalhados para o 2ª Salão, com destaque para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, meta prevista no Plano Nacional do Turismo 2007-2010.

A principal novidade na estrutura do Salão do Turismo é a Área de Comercialização, que além de ofertar pacotes de viagens dos destinos e roteiros turísticos nacionais para o público final, terá espaço para venda de produtos e serviços relacionados às 65 entidades integrantes do Conselho Nacional do Turismo. Em 2006, esse espaço foi ocupado apenas por agências e operadoras de turismo. Agora, oferecerá também serviços como hotéis, locadora de automóveis, transportes e parque temáticos. A Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo; o Núcleo de Conhecimento, local para troca de experiência e disseminação do conhecimento sobre a atividade turística; e as Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, são outras importantes ações previstas na estrutura do Salão do Turismo. 

Fonte: Ministério do Turismo