Major Sylvio de Magalhães Padilha, se vivo, completaria 100 anos no próximo sábado

04/06/2009 07h15

O deputado Silvio Torres (PSDB-SP) pronunciou, da tribuna da Câmara, nesta quinta-feira, discurso lembrando que no próximo sábado, dia 6 de junho, o major Sylvio de Magalhães Padilha completaria 100 anos. Ele faleceu em São Paulo, aos 95 anos de idade, no dia 28 de agosto de 2002.
Para Silvio Torres, o major Padilha foi um desportista que dedicou sua vida ao esporte brasileiro, como atleta e como dirigente. Como atleta, participou das Olimpíadas de Los Angeles, 1932, e de Berlim, em 1936. Ele presidiu o comitê Olímpico Brasileiro entre 1963 e 1987 e foi membro durante muitos anos do Comitê Olímpico Internacional.
Destacou o parlamentar tucano: “Visionário e adiante do seu tempo, o major Padilha implantou no Estado de São Paulo uma política pública para o esporte, na década de 30, algo então inexistente na esfera federal. Foi o idealizador dos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, que continuam até hoje sendo realizados todos os anos numa cidade do interior paulista. Foi o criador da maior competição atlética do país, que é o Troféu Brasil. Foi ele quem construiu todas as instalações do conjunto desportivo da Água Branca e do conjunto desportivo do Ibirapuera, ambos na cidade de São Paulo”.
Silvio Torres afirmou ainda que Sylvio de Magalhães Padilha foi um apaixonado pelo esporte olímpico e deixou seu nome marcado na história do esporte brasileiro.

Fonte: Coletti (Jornalista)