Lula pede apoio a presidente chinês para Rio-2016

07/08/2008 12h05
da Efe, em Pequim
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quinta-feira com o presidente Hu Jintao e pediu apoio à candidatura do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

"Pouca gente imaginava há oito anos que a China pudesse realizar os Jogos Olímpicos mais extraordinários da história. Isso é um estímulo para o Rio. Contamos com o apoio de nossos amigos chineses para nossa candidatura", declarou Lula.

O Rio disputa a condição de sede dos Jogos de 2016 com Chicago, Tóquio e Madri.

O presidente brasileiro elogiou o governo e o povo chineses pela realização dos Jogos e afirmou que "Pequim mudou o modelo desse tipo de evento".

Hu, por sua vez, agradeceu a Lula e a seu governo pela "sincera solidariedade e valiosa assistência prestada ao povo da China após o terremoto de Sichuan". O tremor, ocorrido em 12 de maio último, deixou, quase 90 mil mortos ou desaparecidos.

O líder chinês cumprimentou o brasileiro também por sua presença na cerimônia de abertura dos Jogos, nesta sexta. "Sua chegada por si só é um forte apoio para os Jogos Olímpicos de Pequim", completou Hu.

O encontro entre os dois líderes ocorreu no Grande Palácio do Povo, minutos depois de Lula ter participado de sua primeira reunião oficial em sua viagem a Pequim, com o presidente da Assembléia Nacional Popular chinesa (Legislativo), Wu Bangguo.

Negócios

No plano bilateral, Lula está disposto a propor fórmulas para ampliar o comércio entre Brasil e China, que no ano passado cresceu para US$ 23 bilhões, valor que os governos dos dois países estão dispostos a elevar para US$ 30 bilhões em 2010.

Em 2007, a China passou a ser o terceiro destino das exportações brasileiras.

Quase 70% das exportações brasileiras para o mercado chinês são de grãos (principalmente soja), minério de ferro e derivados de petróleo, mas o governo Lula deseja dotá-las de um maior conteúdo de produtos manufaturados.

O presidente brasileiro, que chegou ontem à tarde (local) a Pequim, estava acompanhado na ocasião dos ministros Luiz Barretto (Turismo), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Orlando Silva (Esporte); do governador do Rio, Sérgio Cabral, e do embaixador do Brasil em Pequim, Luiz Augusto de Castro Neves.

Lula é um dos mais de 80 chefes de Estado, líderes e monarcas que assistirão à cerimônia de abertura dos Jogos nesta sexta-feira.

Fonte: Folha Online