Lançado Relatório do IX CBRATUR
Os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia, e da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Albano Franco (PSDB-SE), lançaram ontem (26) o Relatório do IX Congresso Brasileiro de Turismo – CBRATUR, com a presença de vários parlamentares e representantes do trade turístico, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
O relatório do IX CBRATUR traz as principais conclusões do evento, considerado um dos mais importantes para o segmento, realizado pela CTD em dezembro do ano passado, cujo tema debatido foi "O Turismo e a Crise dos Transportes no Brasil: Ameaças e Oportunidades".
Albano Franco elogiou a Confederação Nacional do Comércio - CNC, parceira da CTD na realização do evento juntamente com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, e também o trabalho da ex-presidente da Comissão, deputada Lídice da Mata (PSDB). "O Congresso Nacional deu uma importante contribuição ao turismo nacional ao levar para as discussões o tema dos transportes", disse Albano.
Para Chinaglia, o turismo, como atividade econômica, tem seu potencial, mas também tem limitações. Ele enfatizou que o turismo é um dos segmentos que mais gera emprego no Brasil, com investimento pequeno, se comparado com outras atividades econômicas. "Ao produzir esse relatório, a Câmara dos Deputados está dando sua contribuição (para o desenvolvimento do setor). E esse trabalho, pelo nono ano consecutivo vai continuar, porque mudam os presidentes da comissão e da frente parlamentar, mas não muda o compromisso da Câmara dos Deputados", afirmou.
Lei Geral do Turismo
Durante a cerimônia de lançamento do relatório do IX Cbratur, Albano informou que a mensagem do presidente Lula, assinada em setembro do ano passado, encaminhando a Lei Geral do Turismo para o Congresso, encontra-se no Ministério da Fazenda e em breve estará na pauta de discussões da CTD. "Esta é uma lei necessária e indispensável para o desenvolvimento do turismo", disse ele.
Cristina Bravo e Jaime Sautichuk - Assessoria de imprensa