Guias de turismo querem criação de Conselho Nacional

12/09/2007 17h15

Guias de turismo de todo o Brasil estão reunidos em Brasilia, desde ontem e até amanhã (13), no Encontro Nacional dos Gestores Sindicais de Guias de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Federação Nacional de Guias de Turismo para discutir a criação do Conselho Nacional da categoria.

Assessorados por advogados e consultores, os presidentes de sindicato querem concluir o texto de um projeto de lei criando o Conselho que deverá ser encaminhado ao Ministério do Turismo e depois ao Congresso Nacional. De acordo com a presidente do sindicato da Bahia, Cristina Baugartem, a proposta tem o apoio da presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputada Lídice da Mata e vem sendo discutida também com os secretários estaduais de turismo. Ela defendeu que a tramitação do projeto seja simultânea à da Lei Geral do Turismo, principal instrumento de regulamentação do setor, que ainda se encontra na Casa Civil.

Segundo o presidente do Sindicato de Foz do Iguaçu, Walter Schroeder, a profissão de guia foi regulamentada pela lei nº 8623/93. Entretanto, a fiscalização, a cargo do Ministério do Turismo, tem sido ineficiente. "O Ministério do Turismo não tem poder de punição e com isso há muita gente exercendo a profissão sem estar devidamente qualificada", explicou.

Cristina Baugartem ressaltou que a criação de um Conselho Nacional para melhor regulamentar a profissão de guia de turismo vai evitar prejuízos a todo o segmento. "O guia é o último elemento da cadeia do turismo e se a pessoa não estiver capacitada pode colocar em risco todo o planejamento realizado e, o que é pior, a imagem do nosso país", ressaltou.

 

Cristina Bravo (cirstina.bravo@camara.gov.br)

Assessoria de Imprensa