Governo vai lançar Programa de Aceleração do Turismo - PAT
Moesch foi um dos convidados a participar do debate sobre o mercado de cruzeiros marítimos e sua influência sobre os resorts e hotéis, solicitado pelo deputado Edinho Bez (PMDB-SC).Entidades ligadas aos três setores deixaram de lado suas diferenças e, em tom conciliatório, cobraram do governo a inclusão do setor no plano de isenção fiscal "Brasil Maior", a flexibilização da legislação trabalhista e também dos vistos aos americanos.
Jonas Donizette afirmou que o caminho para dar respostas às demandas do setor do turismo é conversar com a Casa Civil. Ele solicitou que os representantes das entidades formulem propostas concretas para que a CTD possa apresentar à ministra Gleisi Hofmann.
O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) disse que é preciso "fazer pressão" no governo para emplacar a flexibilização dos vistos o mais rápido possível. Segundo ele, na Lei Geral da Copa que deve ser votada até o final do ano pelo Congresso, há "uma janela" que possibilita isso. "Se queremos trazer mais turistas para o Brasil, o caminho é esse", afirmou.
Participaram da audiência o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), Ricardo Amaral; o conselheiro da Associação Brasileira de Resorts, Rubens Augusto Regis; o presidente do Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Roberto Rotter; a economista da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Camila Beraldo e o diretor da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Tomaz Ikeda.
Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB-494-4)
Tel: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br