Governo federal receberá da Abdib um estudo sobre obras necessárias para a Copa de 2014

13/05/2008 11h20

O Ministério do  Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinarão hoje (13/05) um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústria de Base (Abdib) para elaborar estudos e projetos sobre a infra-estrutura necessária para a realização da Copa do Mundo 2014, no Brasil. A assinatura será às 16h30, no Palácio do Planalto na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Termo de Referência prevê a elaboração de um estudo que deverá mencionar todas as instalações de infra-estrutura para a realização dos jogos, inclusive os estádios, independente da cidade em que serão realizados. O estudo inclui ainda a estimativa de custos de cada uma das instalações e será comparado com os planos de investimentos dos governos Federal, Estaduais, Municipais e do Distrito Federal.

Uma das cláusulas do Termo de Referência prevê que não haverá transferência de recursos entre os seus participantes. As despesas para execução deste estudo correrão por conta da Abdib que divulgará um relatório unificado e simplificado com os resultados desse trabalho. O estudo é uma contribuição da iniciativa privada para os projetos de infra-estrutura que deverão ser instalados no país para Copa 2014.

A implementação do Termo de Cooperação Técnica será avaliada e supervisionada por um Comitê Interministerial, constituído por representantes selecionados pelos participantes. O resultado desse estudo, assim como os projetos serão propriedade do Ministério do Esporte, sob a guarda da Abdib durante o prazo de vigência do contrato, previsto para um ano. A CBF e o Governo Federal, através do Ministério do Esporte, se comprometem a publicar este relatório nos seus respectivos sítios eletrônicos na Internet.


Ascom - Ministério do Esporte