Governo federal é responsável por metade dos investimentos para o Pan

10/04/2007 16h00

RIO - O governo federal será responsável por metade dos recursos destinados aos Jogos Pan-Americanos do Rio, o que equivale a cerca de R$ 1,8 bilhão. A afirmação é do ministro do Esporte, Orlando Silva Jr, que considerou, no cálculo, a verba destinada a patrocínios e investimentos diretos e indireto. Os outros 50% dos recursos são dividos entre os governos estadual e municipal.
- É um investimento que nós acreditamos positivo. O saldo será importante para o Rio, haverá um legado na área de instalações esportivas, de segurança pública, na capacitação dos nossos recursos humanos, que estarão mais capacitados para eventos de grande magnitude, e, sobretudo, haverá uma grande projeção do Brasil no exterior. A expectativa é positiva na construção da imagem do país no exterior - afirmou o ministro.
Os números do ministro indicam que somente na Vila Olímpica o governo federal injetou perto de R$ 189 milhões. Há ainda os investimentos diretos das empresas estatais que estão patrocinando os Jogos, os que estão sendo feitos diretamente na construção e contratação de serviços e aqueles destinados a construção e reforma de equipamentos esportivos, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil