Governo elabora dossiê para Olimpíadas
O governador Sérgio Cabral e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, assinam hoje, às 10h, três decretos voltados para a candidatura do Rio de Janeiro a cidade-sede das Olimpíadas de 2016. O primeiro cria o Escritório Setorial de Gerenciamento de Projetos de Esporte, Turismo e Lazer (EGP-SETE), cujo principal objetivo, nesse momento, é a preparação do dossiê de candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos 2016. O segundo decreto reestrutura a força-tarefa Olimpíada 2016 e o terceiro padroniza a utilização da logomarca Rio 2016 Cidade Candidata.
A mobilização para a candidatura do Rio às Olimpíadas está aumentando entre os políticos. O Comitê Olímpico já recebeu apoio dos principais candidatos à Prefeitura do Rio, em reuniões separadas realizadas ao longo dos últimos dias.
Estarão presentes todos os secretários de Estado que integram a força-tarefa, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o secretário geral do COB, Carlos Roberto Osório, diretores e representantes dos comitês de trabalho. O encontro marcará também a primeira reunião de trabalho da força-tarefa Olimpíada 2016. No evento, a secretária Márcia Lins e Carlos Arthur Nuzman farão apresentações sobre a participação do Governo do Estado na elaboração do dossiê.
Com a publicação, ontem, do decreto de criação do Comitê de Gestão da Candidatura Rio 2016 no Diário Oficial da União, o Ministério do Esporte intensificará as atividades para a candidatura do Brasil aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Segundo o texto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o grupo é formado por representantes dos Ministérios da Defesa, Cultura, Educação, Fazenda, da Casa Civil, além da Advocacia-Geral da União, e coordenado pelo Ministério do Esporte.
Os membros do comitê, segundo a norma, terão a missão de "gerenciar plano estratégico de ações do governo brasileiro para o desenvolvimento e a promoção da candidatura do Rio como sede das competições, além de criar e manter base de dados sobre as atividades desenvolvidas, a fim de dar transparência às atividades do comitê".
O grupo tem até o dia 31 de março de 2010 para entregar à presidência da República relatório final sobre a candidatura do estado do Rio.
CRÉDITO. A Comissão Mista de Orçamento da Câmara aprovou ontem o Projeto de Lei que abre crédito suplementar no valor de R$ 85 milhões para custear despesas com a candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
A proposta foi incluída na votação da sessão noturna de do Congresso Nacional, convocada para analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e projetos de crédito suplementar. Na última quinta-feira (10/7), a bancada do Rio de Janeiro condicionou a aprovação da LDO à aprovação do crédito suplementar.
Fonte: J. DO COMMERCIO - RJ RIO DE JANEIRO