Gastão Vieira prestigia comemoração do Dia Mundial do Turismo na CTD
Darlan Ayres
CTD comemora o Dia Mundial do Turismo em cerimônia com a presença do Ministro do Turismo
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado Valadares Filho (PSB-SE), disse que é necessário criar estratégias para manutenção, conservação e preservação da água. "Faz parte da pauta de debates da CTD promover discussões sobre a preservação da água e a importância da sustentabilidade nas atividades turísticas".
Valadares Filho também destacou que não há sustentabilidade do turismo sem cidades sustentáveis. "Cidades sustentáveis significam água e esgotos para todos; coleta seletiva, com reciclagem e reuso de determinados subprodutos descartados".
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, falou da satisfação em participar da solenidade de celebração ao Dia Mundial do Turismo promovida pela CTD e destacou o papel do turismo. "A atividade turística será protagonista e terá um papel importantíssimo na economia brasileira".
Gastão Vieira destacou as conquistas que o turismo obteve nos últimos anos. Uma dessas conquistas foi o PAC do turismo, que destinou R$ 640 milhões para ampliação e construção de centros de eventos nos estados brasileiros. Segundo ele, esses recursos já estão disponíveis para os gestores estaduais e municipais executarem os projetos.
Já o presidente da Embratur, Flávio Dino, destacou a necessidade de se aprofundar a discussão sobre a desoneração de impostos para alguns segmentos do trade turístico como o transporte aéreo. "A desoneração tributária deve ocorrer, mas com contrapartidas claras como a expansão da malha regional e melhoria dos itens de conforto, por exemplo", disse Flávio Dino.
O Chefe de Gabinete da Agência Nacional de Águas (ANA), Horácio da Silva Figueiredo Júnior, se colocou à disposição para discutir e debater os temas relacionados ao uso sustentável da água. "A ANA defende o uso múltiplo dos recursos hídricos", disse.
Para o deputado Paulão (PT-AL) há dois gargalos que são os principais entraves para desenvolver o turismo, que são o transporte aéreo e a qualidade dos serviços prestados ao turista. Segundo ele, é preciso acelerar a realização dos treinamentos feitos pelo Pronatec.