Gastão Vieira anuncia sistema para monitorar obras do Ministério do Turismo
Para o presidente da CTD, deputado José Rocha (PR-BA), a iniciativa é bem vinda, "porque antes não tínhamos informação sobre o andamento da liberação e da execução das emendas parlamentares". O sistema, que ainda está em fase de testes, segundo o ministro, tem condições de oferecer, com transparência, informações como a localização, o início da intervenção, prazo de execução, volume de recursos liberados e a situação da obra no momento da consulta.
Em sua exposição, o ministro destacou a inclusão da hotelaria entre os setores beneficiados com a desoneração da folha de pagamento anunciada pelo governo na semana passada. A atual alíquota de 20% da contribuição previdenciária patronal, que recai sobre a folha de pagamento das empresas, será substituída por uma alíquota de 1% a 2,5%, que incidirá agora sobre o faturamento. A notícia foi bem recebida pelos deputados, mas foi considerada ainda insuficiente para resolver os problemas da cadeia produtiva do turismo. José Rocha apontou outros segmentos do setor que precisam de incentivos, como as empresas aéreas, que reclamam do alto custo do combustível. "Os incentivos cabem mais aos governos estaduais, por meio de suas secretarias de Fazenda, mas o ministério também está trabalhando nesse sentido", observou.
Copa 2014
O ministro Gastão Vieira apresentou os planos de sua pasta para a organização da Copa 2014. De acordo com ele, o grande foco do planejamento do megaevento é o pós Copa. "Queremos consolidar o Brasil como um grande destino turístico internacional, alcançar saldo positivo na balança de exportação do turismo e promover o desenvolvimento social", ressaltou.
Vieira informou que está em discussão no ministério o lançamento de uma grande campanha publicitária, via Embratur, para sensibilizar brasileiros e estrangeiros para a Copa 2014. A ideia, segundo o ministro, é de produzir algo nos moldes do que foi feito para a Eurocopa, em 2004, quando o técnico Felipão foi o garoto propaganda do evento.
Entre os planos de ação para a Copa, o ministro também destacou a qualificação de mão de obra para 240 mil pessoas; a implantação de um sistema inteligente de informações aos turistas nas cidades-sedes; a construção ou reforma de 80 Centros de Atendimento aos Turistas (CTs); instalação de sinalização bilíngue e obras de acessibilidade.
Assessora de Imprensa
Cristina Bravo
E-mail: Cristina.bravo@camara.gov.br
Tel: 3216-6833