Futebol feminino abre o Pan dois dias antes da cerimônia de abertura
Luis Ernesto Magalhães
RIO - As disputas do futebol feminino dos Jogos Pan-Americanos do Rio irão começar no dia 11 de julho, no Estádio Olímpico João Havelange, dois dias antes da cerimônia de abertura do evento, no dia 13. O motivo foi a decisão da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) de aumentar de oito para dez o número de países participantes da competição. A revelação foi feita pelo prefeito Cesar Maia, nesta segunda-feira, durante uma reunião no Engenhão, com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e representantes de clubes.
Segundo Cesar Maia, a decisão de abrir o Pan pelo Engenhão foi tomada em uma reunião, na última sexta-feira, em seu gabinete, com o Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio). O Maracanã não poderia ser usado já que estaria sendo preparado para a cerimônia de abertura dos Jogos.
Por conta do aumento do número de times, também no masculino, o ginásio Miécimo da Silva, em Campo Grande, também será aproveitado para os torneios de futebol. Cesar afirmou ainda que estuda-se ainda a realização de partidas no Estádio da Portuguesa, na Ilha do Governador. A alternativa de utilizar o Estádio Aniceto Moscoso, do Madureira, em Conselheiro Galvão, está descartada devido as dificuldades de acesso.
O objetivo do prefeito foi oferecer o Engenhão para os representantes de clubes e ver se algum deles, em parceria com alguma empresa de organização de eventos, teria o interesse em administrar o complexo. Dos clubes da primeira divisão, Vasco, que já tem estádio próprio, além do Botafogo e Flamengo, que estão rompidos com a federação, não mandaram representantes.
Estiveram na reunião representantes do Fluminense, Nova Iguaçu, Olaria, Madureira, Friburguense, Cabofriense e Bangu. No encontro, foram apresentadas sugestões à federação e aos clubes para o melhor aproveitamento do complexo. Entre as idéias, estão o aluguel de áreas para as salas comerciais e a operação de restaurantes e cinemas temáticos como maneira de atrair o público horas antes das partidas.
Fonte: O Globo