Frente vai defender consórcio integrado de turismo

12/12/2007 17h10

Mais de 300 deputados federais e senadores lançarão nesta tarde a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Consórcio Integrado de Turismo Maranhão-Piauí-Ceará. O objetivo da frente, proposta pelo deputado Roberto Rocha (PSDB-MA), é mobilizar forças para incentivar o turismo e preservar os ecossistemas que integram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Baixo do Parnaíba Piauiense e Maranhense, a Serra do Ibiapava, o Litoral de Camocim e Aracaú, além do norte do Ceará, Piauí e Maranhão.

A agenda da frente inclui a articulação das políticas públicas de infra-estrutura, turismo, meio ambiente, educação e geração de trabalho e renda na região, para fortalecer o consórcio público de turismo implantado pelos governos dos três estados. Entre as prioridades está a recuperação da rodovia BR-402, que faz parte do pólo turístico entre Maranhão, Piauí e Ceará e está orçada em R$ 3,6 milhões.

Maravilha natural
Outra mobilização da frente será a favor da eleição do Parque dos Lençóis Maranhenses como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Eleito em votação na internet como a Mais Bela Maravilha do Brasil, o parque está concorrendo ao título de "beleza natural mundial".

Foram convidados para o lançamento da frente o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia; a ministra do Turismo, Marta Suplicy, os governadores do Piauí, Wellington Dias; do Maranhão, Jackson Lago (MA), e do Ceará, Cid Gomes (CE), além de representantes de bancos públicos nacionais e entidades que integram o Conselho Nacional de Turismo.

O lançamento ocorrerá às 15 horas, no espaço Mário Covas

Fonte: Agência Câmara