Fortaleza terá piloto contra exploração sexual de crianças e adolescentes

05/11/2007 13h10

A ministra do Turismo, Marta Suplicy, se reuniu, na tarde do dia 31/10 com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), e com o secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio, para assinatura de Termo de Cooperação Técnica - “Inclusão Social com Capacitação Profissional”. O termo visa à implementação de diversas ações para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Fortaleza foi escolhida para o projeto-piloto contra a exploração sexual infanto-juvenil no turismo, mas continuaremos com ações de mobilização em todo o país. Com o projeto vamos trabalhar para capacitar jovens e seus familiares para inseri-los no mercado de trabalho”, afirmou a ministra.

A prefeita de Fortaleza ressaltou a importância de um trabalho conjunto com o governo federal: “essa junção de esforços do governo municipal, estadual e federal é o ponto de partida para que ações de enfrentamento a este problema sejam estratégicas e fortalecidas para obtermos bons resultados”.

O Termo de Cooperação Técnica tem como ações prioritárias a capacitação de 300 jovens de baixa renda e familiares para a inserção em toda a cadeia produtiva do turismo e a divulgação do Disque 100, como Central Nacional de Recebimento de Denúncia, garantindo a gratuidade e o anonimato. “Esperamos que a experiência adquirida com esse piloto possa ser levada para todo as regiões do pais com ações concretas e executáveis de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil”, disse a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância do MTur, Elizabeth Bahia.

“Esperamos, por meio deste acordo, a ter uma relação mais estreita com o Ministério do Turismo. O fato de Fortaleza ter sido escolhida como município pioneiro para a execução do projeto-piloto, nos deixa felizes, pois demonstra a confiança em nossas instituições para a concretização de ações que serão referenciais para todo o Brasil”, comentou o secretário de Turismo da capital cearense.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo - ASCOM