Fortaleza: desapropiações atrasam obras da Copa 2014
Na Assembleia Legislativa da capital, onde a comitiva da CTD se reuniu pela manhã, o coordenador de Projetos Especiais, Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de Fortaleza, Geraldo Bandeira Accioly, falou sobre os investimentos das obras da Prefeitura e ressaltou que os processos de desapropriação estão causando atrasos nas obras.
Além de se reunirem com parlamentares, autoridades do estado e do município e ainda com o governador em exercício, Domingos de Aguiar Filhos, os membros da CTD também assistiram à palestra do secretário especial da Copa no Estado, Ferrucio Feitosa, que apresentou a Matriz de Responsabilidades da sede de Fortaleza-CE. Ele garantiu que a mão de obra local vem sendo capacitada com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Também informou que Fortaleza já solicitou ser sede da Copa das Confederações 2013, da festa de abertura e de um dos jogos semifinais da Copa 2014.
Segundo o deputado Romário (PSB-RJ), que fez parte da comitiva, as obras tocadas pela prefeitura estão bastante atrasadas. Ele observou, entretanto, que no que se refere ao estádio Castelão, ficou "satisfeito" com o andamento do cronograma. Romário também destacou a preocupação com a questão da acessibilidade nos estádios e equipamentos urbanos.
Já o deputado Domingos Neto (PSB-CE), coordenador do Fórum em Fortaleza, ressaltou a relevância do legado que a Copa 2014 deixará para sua cidade natal, em infraestrutura, mobilidade urbana, urbanização e visibilidade da nação no exterior.
Na visita que fizeram ao Aeroporto Pinto Martins, os membros da CTD demonstraram preocupação com os prazos para conclusão do projeto básico e consequente aumento dos custos. Os deputados André Figueiredo (PSC-CE) e Valadares Filho (PSB-SE) também fizeram parte da comitiva que visitou Fortaleza.
Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br