Faltam 5 milhões de votos para Cristo Redentor ir à final das sete maravilhas
BRASÍLIA - Para o Cristo Redentor ser eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno serão necessários mais 5 milhões de votos. A estimativa é dos organizadores da campanha em favor da candidatura da estátua, que tem 75 anos. A campanha ganhou, nesta quarta-feira, o apoio do governador Sérgio Cabral. Meninos e meninas do projeto Criança Esperança abraçaram o monumento ao som da banda do Corpo de Bombeiros.
Desde o início da votação dos 21 finalistas, em 2005, o Cristo já recebeu mais de 5 milhões de votos por meio de computadores pessoais e estações de votações, como a existente, desde 28 de março, no anexo II da Câmara dos Deputados. Para votar, clique no site www.new7wonders.com ou nos endereços www.corcovado.com.br e www.votecristo.com.br. Para dar uma forcinha à votação no Cristo, a Obra Social da Cidade instalou, no Palácio da Cidade, em Botafogo (Rua São Clemente 360, um terminal de computador que serve como urna eletrônica. Quem quiser votar pode ir à recepção do Palácio, das 9h às 17h, até o encerramento da votação, em 6 de julho.
A escolha é promovida pela entidade suíça sem fins lucrativos New 7 Wonders Foundation, especializada em preservação e restauração de monumentos. O concurso foi lançado em 1999. Os 21 finalistas foram selecionados, em 2005, por especialistas, entre 200 candidaturas indicadas pelo público.
Segundo o deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), nos últimos 40 dias o monumento recebeu mais de dois milhões de votos através de um um novo sistema, o torpedo SMS, pelo telefone celular. O deputado disse que foram também criados novos pontos de votação em aeroportos, rodoviárias, shoppings e centros comunitários do Rio. Otavio Leite afirma que o Cristo Redentor está numa situação intermediária de votação, entre o 8º e o 14º colocados.
- Para conseguir os votos que faltam, a campanha está sendo reforçada e o torpedo de celular pode ajudar muito. Para votar, basta enviar torpedo para o número 49216 e escrever a palavra "Cristo" (R$ 0,31 por mensagem) - explicou.
Para o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), será possível alcançar o número suficiente de votos. O parlamentar conseguiu, em março, o apoio formal da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara à causa. Brizola ressalta que a idéia é atingir o Brasil por meio dos representantes da população que estão no Congresso.
- O Cristo é um patrimônio dos brasileiros, não só dos cariocas. Figurar entre as novas sete maravilhas do mundo representa uma conquista simbólica imensurável para o Brasil, que será traduzida em renda - disse.
A votação vai até o dia 6 de julho e o resultado será divulgado no dia seguinte, em Portugal. Para o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), a escolha do Cristo pode ajudar a desenvolver o turismo nacional.
- Essas referências mundiais são fundamentais porque ajudam a marcar fatos e lugares na memória - afirmou.
Fonte: O Globo Online