Exposição itinerante sobre o Pan vai mostrar importância da competição

18/04/2007 18h25

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara vai realizar de junho a dezembro deste ano, em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Pan e Parapan-Americanos - CO-RIO 2007 e o Ministério do Esporte, exposições fixas em Assembléias Estaduais e Câmaras Municipais sobre a história do Pan nas 42 cidades brasileiras que vão receber a Tocha Olímpica. Requerimento neste sentido, de autoria da presidenta da CTD, Lídice da Mata (PSB/BA), foi aprovado nesta quarta-feira (18) na Comissão. 
De acordo com ela, a iniciativa tem o objetivo de informar e mobilizar a opinião pública, em especial, os jovens sobre a importância para o Brasil da realização dos Jogos Pan e Parapan-Americanos de 2007. Também serão confeccionadas cartilhas a serem distribuidas nas escolas públicas e privadas ressaltando o significado dos eventos. "Esta sugestão, acolhida prontamente pelo Ministério do Esporte e o CO-RIO, é mais um estímulo à prática de esporte e ao desenvolvimento saudável de nossas crianças, bem como contribui para a formção de uma consciência continental e para o conhecimento de outros povos e culturas", acrescentou. 
Políticas de desenvolvimento do turismo na cidade do Rio de Janeiro será o tema de outra audiência pública aprovada pela CTD nesta quarta-feira. De autoria do deputado Jurandil Juarez (PMDB-AP), a audiência, segundo sua justificativa, servirá para que os membros da comissão reflitam sobre as "políticas e práticas exitosas no desenvolvimento do turismo no Rio, especialmente aquelas realizadas durante a gestão do secretário Rubem Medina".
A realização de uma audiência pública para debater os sucessivos embargos às obras na Marina da Glória que serão utilizadas para as competições de vela do Pan, também foi aprovada durante a reunião. A proposta reflete a preocupação com a conclusão das obras a tempo da realização do evento. "O esforço desta Comissão é no sentido de que os Jogos Pan Americanos 2007 sejam realizados em clima de tranquilidade e segurança", afirmou a autora do requerimento Deputada Lídice da Mata.

 

Cristina Bravo (cristinabravo46@hotmail.com)

Assessora de Imprensa da CTD