Eventos esportivos desenvolvem turismo em país-sede
O saldo da realização de grandes eventos esportivos para o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo é, invariavelmente, positivo. O exemplo da revitalização urbana e turística da cidade de Barcelona, Espanha, sede dos Jogos Olímpicos de 1992, tornou-se um clássico - mas está longe de ser o único caso de sucesso.
De acordo com o estudo Hotel Benchmark – Global Performance Review – da consultoria Deloitte, que divulga dados sobre ocupação da rede hoteleira no mundo, boa parte da excepcional performance européia em 2006 se deve à realização de grandes eventos esportivos no continente, como a Copa do Mundo na Alemanha, os Jogos de Inverno em Turim (Itália) e a Copa América na Espanha.
O Brasil está na disputa para sediar grandes competições esportivas e encontra-se na dianteira da tendência mundial de realização de eventos em geral. De acordo com o ranking da ICCA (International Congress & Convention Association), a mais importante entidade internacional do segmento de eventos, o país saltou da 19ª posição (2003) para a 7ª posição (2006) entre os destinos que mais recebem eventos no mundo – mantendo-se líder na América Latina e segundo lugar nas Américas.
Infra-estrutura moderna, aumento da oferta hoteleira, diversidade gastronômica e múltiplas opções de entretenimento e compras são alguns dos fatores que fazem com o que Brasil ganhe papel de destaque como destino de eventos – em 2006, de acordo com a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, 1.514 eventos foram realizados no país.
Dentre as cidades brasileiras, São Paulo ocupa o primeiro lugar, sediando mais encontros do que qualquer localidade dos Estados Unidos, país que lidera o ranking da ICCA. A capital paulista é seguida de perto pelo Rio de Janeiro, cidade que se fortalece como destino internacional de eventos esportivos: além de sediar dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, é candidata aos Jogos Olímpicos de 2016 e vencedora do processo de escolha da sede dos Jogos Mundiais Militares, que serão realizados em 2011.
Embratur apóia captação de eventos
Entre 2003 e 2006, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), apoiou a captação de 101 encontros internacionais, entre congressos, seminários, fóruns, reuniões de cúpula, eventos técnico-científicos, culturais, esportivos e religiosos.
O Instituto acompanha todo processo de defesa da candidatura do país ao evento, produzindo dossiês, enviando cartas de apoio, montando apresentações, fazendo contatos com órgãos federais, participando de visitas de inspeção técnica e protagonizando ações promocionais, entre outras iniciativas.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo e Embratur