Europa deve receber 1,8 milhão de turistas brasileiros neste ano
Cerca de 1,8 milhão de brasileiros devem visitar a Europa em 2008. O número é 20% acima do registrado no ano passado --um aumento que reflete a valorização do real e a facilidade de crédito.
A estimativa é da CET (Comissão Européia de Turismo) e acompanha as taxas de crescimento dos últimos anos. "Em 2009, passaremos a barreira dos 2 milhões", afirma o presidente da entidade, Danny Guimarães, que cita a dificuldade para obter visto para os Estados Unidos como outro ponto favorável ao turismo no velho continente.
O maior aumento no número de turistas brasileiros no ano passado foi registrado na República Tcheca (28%), que recebeu 21 mil brasileiros. Em segundo lugar ficou o Reino Unido (25%) --Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales atraíram 139 mil turistas.
Mas o líder continua sendo a França, que recebeu quase 400 mil brasileiros no ano passado (crescimento de 10%). Portugal vem na segunda posição, com 350 mil, e a Espanha na terceira, com 221 mil.
De acordo com a CET, o brasileiro costuma ir para mais de um destino quando atravessa o oceano, e Rio de Janeiro e São Paulo respondem por 60% do total de turistas.
Gastos
Outro reflexo da atual situação econômica do país é o aumento dos gastos do turista no exterior.
"O brasileiro é hoje um dos que mais gastam na Europa por dia. O ticket médio [valor médio das compras] está em 60 a 70 euros", destaca o presidente da CET, entidade que no Brasil representa 11 países (Alemanha, Áustria, Espanha, França, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal, Suíça, Reino Unido e República Tcheca).
Na França, uma pesquisa no comércio --incluindo locais como a famosa galeria Lafayette-- revelou que o brasileiro está em oitavo lugar no ranking dos turistas que mais compram, com crescimento de 40% ao ano.
Fonte: da Folha Online