EUA, França, Portugal e Itália alertam turistas para dengue no Brasil
Gabriela Quintela
A epidemia de dengue no Rio de Janeiro fez com que ministérios das Relações Exteriores e embaixadas de países como Estados Unidos, França, Portugal e Itália emitissem comunicados de alerta sobre a doença.
Ontem, balanço da Secretaria Estadual de Saúde divulgou que subiu para 68 o número de mortes por dengue neste ano no Rio.
Em SP, foram registrados 1.297 casos da doença, mas reportagem da Folha apurou que o número pode ser 30% maior.
A Embaixada de Portugal no Brasil confirmou que dois portugueses foram infectados com dengue durante viagem ao Rio de Janeiro, mas informou que não dispõe de maiores informações sobre o caso.
A Direção Geral da Saúde de Portugal informou ontem que afasta risco de transmissão no país, já que a doença é transmitida pelo mosquito, e não pelas pessoas infectadas.
O órgão publicou em seu site um comunicado onde alerta sobre "a necessidade de usar roupas que cubram braços, pernas, tornozelos e pés, aplicar repelente de insetos e manter as janelas dos quartos fechadas".
O comunicado informa ainda que "a empresa aérea TAP Portugal tem aconselhado os passageiros em viagem para o Rio de Janeiro e outros pontos de risco que sigam as recomendações das autoridades brasileiras".
Em março, a TAP anunciou reforço da dedetização em seus vôos entre Lisboa e o Rio e informou em comunicado que "em situação alguma haverá transporte de mosquitos" nos seus aviões.
Outros países europeus que emitiram alerta sobre a dengue foram a Itália e a França. O site dedicado aos viajantes franceses do Ministério de Relações Exteriores do país informa que os turistas que apresentarem suspeita da doença devem evitar tomar aspirina.
A seção sobre o Brasil do site sobre viagens internacionais do Ministério das Relações Exteriores da Itália traz, além do aviso sobre a "violência generalizada" no Rio de Janeiro, uma recomendação aos turistas italianos para que usem repelentes e roupas que cubram braços e pernas durante passagem pela cidade.
Estados Unidos
No último dia 27, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil lançou um comunicado alertando os "cidadãos norte-americanos que vivem ou estão em viagem ao Brasil" para o aumento da incidência de casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro.
Divulgado no site do órgão, o comunicado informa sobre a transmissão da dengue e descreve ainda os sintomas da doença e as características do mosquito Aedes aegypti.
Fonte: Folha Online