EUA dobram capacidade de processamento de vistos para brasileiros

16/09/2008 17h10

A Missão dos EUA no Brasil implementou novas medidas para melhorar, de forma significativa, as operações de visto e reduzir o tempo de espera das entrevistas para sua solicitação em todos os postos consulares do país (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife).

Essa iniciativa inclui um investimento de 7 milhões de dólares para a colocação de funcionários consulares adicionais, alguns dos quais já se encontram nos seus postos, e novas  tecnologias para dobrar o processamento de solicitações de visto nos próximos dois anos. As medidas terão impacto imediato no aumento do número de análises de visto, das atuais 3.500 para 5.000 por dia. A embaixada dos EUA estima que, no longo prazo, essas medidas resultarão no processamento anual de mais 260.000 solicitações de visto.

"Queremos muito que os brasileiros visitem os Estados Unidos", disse o cônsul-geral em exercício, Michael Hogan. O investimento do Departamento de Estado para facilitar a viagem de brasileiros em uma época de orçamentos extremamente reduzidos é um passo muito positivo e demonstra a importância que os EUA dão ao relacionamento com o Brasil."

Nos últimos três anos, a Missão dos EUA no Brasil dobrou sua capacidade de processamento de vistos para atender à demanda resultante do fortalecimento da economia brasileira e da valorização do real em relação ao dólar. Apesar disso, a demanda por vistos até o momento ultrapassa a capacidade da Embaixada e dos Consulados dos EUA de processá-los e concedê-los, provocando maior tempo de espera para o agendamento de entrevistas.

Novo sistema exigirá pagamento de taxas antes das entrevistas para obtenção de visto

Como parte da iniciativa para melhorar e agilizar as operações para concessão de visto, todos os candidatos deverão pagar adiantado, em qualquer agência do Citibank, a taxa de solicitação de visto de 131 dólares e apresentar o respectivo recibo ao chegar para a entrevista. Esse novo procedimento será implementado em etapas, para não causar inconveniente para aqueles que já estão com as entrevistas agendadas.

Os solicitantes de visto podem continuar a agendar suas entrevistas em qualquer dos quatro postos consulares de sua preferência (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife).  A Embaixada dos EUA recomenda aos interessados em obter vistos com maior rapidez que se dirijam ao Consulado com o menor tempo de espera. O tempo de espera é atualizado diariamente nos sites: https://www.vkst-eua.com.br. E https://travel.state.gov/visa/temp/wait/tempvisitors_wait.php

Fonte: Diário do Turismo