Estrutura atual do Aeroporto de Cuiabá preocupa, afirma Donizette

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP), demonstrou preocupação com relação aos investimentos que necessitarão ser feitos em Cuiabá (MT), uma das doze sedes da Copa do Mundo 2014, visitada no dia 14/08 pelo colegiado. Donizette relacionou investimentos que dizem respeito ao aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, analisando que a atual estrutura “não atenderia a demanda de turistas que envolvem um mundial”.
18/08/2011 18h05

Édson Rodrigues/Agecopa

Estrutura atual do Aeroporto de Cuiabá preocupa, afirma Donizette

Deputado Jonas Donizette, presidente da CTD, e Deputado Romário em entrevista coletiva na Arena Pantanal

"A estrutura hoje é problemática. Não podemos esquecer que a Copa será uma janela para o mundo, especialmente, em Mato Grosso por conta do Pantanal. Quantas pessoas do mundo afora não conhecem essa beleza natural e decidirão visitar o estado durante e após a realização do mundial? Por isso que investimentos em turismo são imprescindíveis, pois trazem divisas ao estado sem poluir", afirmou Donizette.

Durante almoço com o governador Silval Barbosa, Donizette se comprometeu a conversar com o ministro do Esporte, Orlando Silva, sobre a inclusão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na matriz de responsabilidades da Copa do Mundo. O governador defende o VLT como a melhor opção para Cuiabá.
À tarde, em visita às obras do novo Verdão, Donizette e o deputado Romário(PSB-RJ), conheceram o projeto que foi detalhado pelo coordenador das obras, engenheiro João Paulo Curvo. "Cuiabá terá uma Arena diferenciada em relação aos outros estádios e será um dos mais modernos que teremos", comentou o ex-jogador do futebol sobre o conceito de sustentabilidade econômica e ambiental do empreendimento.

Romário também ressaltou a questão de acessibilidade. "Precisamos aproveitar esse momento para pensarmos em obras de acessibilidade, que em nosso país são precárias", disse, ao comentar também sobre a atual condição do aeroporto Marechal Rondon. "Hoje, não teria condição nenhuma de receber nenhum tipo de evento. Daqui até a Copa, são três anos e meio. Muitas reformas e melhorias deverão ser feitas e elas têm que começar já", completou Romário.

O deputado Valternir Pereira (PSB-MT) se disse preocupado com a falta de investimento da União. "O Estado tem se esforçado e contraído dívidas. Só de dívida externa, Mato Grosso paga por ano, aproximadamente, R$ 1 bilhão. E qual será a responsabilidade da União na execução das obras? O Governo Federal tem reservas e um orçamento forte", ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), afirmou que a CTD tem um papel preponderante em relação à Copa de 2014. De acordo com o parlamentar, é ela que deve acompanhar passo a passo as obras de mobilidade urbana, de segurança e da construção da Arena Pantanal.

Na opinião de Riva, a União também tem que contribuir nos investimentos do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá. "Mas quem tem que decidir qual é o melhor sistema não é a Fifa ou o Ministério das Cidades, e sim o Governo do Estado, junto à sociedade civil organizada e demais poderes", ressaltou. Ele anunciou que no próximo dia 25, será realizada uma audiência pública com especialistas para discutir Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT).

Cuiabá é a sétima cidade-sede a receber a visita de parlamentares da CTD e da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. O encontro dos parlamentares com autoridades do Executivo e Legislativo contou com a presença de pelo menos 350 pessoas. No próximo dia 29, os parlamentares visitarão Salvador.


Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br