Estratégias e metas para execução da Copa 2014 em Cuiabá foram destaques do encerramento do Fórum Legislativo

20/10/2009 06h15

Cuiabá, cidade-sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, foi cenário no dia 15 de outubro da IV edição do Fórum Legislativo das Cidades Sede da Copa 2014 - evento que está sendo realizado nas outras 11 cidades que sediarão os jogos do mundial. Os fóruns são coordenados pela Comissão de Turismo e Desportos (CTD) da Câmara dos Deputados e Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal.
O palco para os debates foi a Assembleia Legislativa. Após a solenidade de abertura do evento, foi realizado o painel sobre as Estratégias, metas e obstáculos para execução do evento, inserindo as iniciativas Legislativas em tramitação sobre a Copa de 2014. Cada um dos palestrantes explicou os problemas que o município e o Estado possuem e ainda, falaram em propostas, alternativas e os recursos que Cuiabá necessita para a realização do evento.
As medidas legislativas para viabilizar o evento, principalmente as que regulamentam e normatizam os compromissos firmados no Caderno de Encargos da FIFA. A mobilidade urbana, a condição do aeroporto Marechal Rondon e a estrutura da rede hoteleira são alguns dos pontos que já estão sendo levados em consideração pelos representantes governamentais.
Na oportunidade, o vice-governador do Estado de Mato Grosso, Silvar da Cunha Barbosa, falou sobre a criação da Agência da Copa (Agecop) - instrumento para dar estrutura à Copa do Mundo, com previsão de gastos para Copa de R$ 1 bilhão, com recursos do Estado, que já começa a identificar as fontes para captação e elaboração de projetos. Ainda falou sobre a constituição de um fundo, que já conta com R$ 100 milhões para dar início as obras do estádio.
A Prefeitura de Cuiabá elaborou 72 projetos ligados à mobilidade humana/sistema viário para a Copa do Mundo, e eles serão tocados com base nos recursos disponíveis e respectivas prioridades, conforme destaca o prefeito Wilson Santos.
O painel foi coordenado pelos deputados Eliene Lima (PP-MT) e Thelma de Oliveira (PSBDB-MT). Ainda contou com a presença do deputado Afonso Hamm, presidente da CTD e que encerrou o evento, o deputado federal, Valtenir Pereira, senador Gilberto Goellner e a senadora Serys Slhessarenko e deputados estaduias. Também participaram desse painel o representante do Ministério das Cidades, Fabio Machado, que é chefe de gabinete da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes; o secretário de Estado do Turismo, Yuri Bastos; o representante do Comitê Interministerial e representante do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, o representante do Ministério do Turismo, Alcides Valeten.
Hamm informa que durante os fóruns estão sendo elaborados documentos de sistematização para serem apresentados no XI Congresso Brasileiro de Atividades Turísticas – XI Cbratur, que é o tradicional espaço de encontro entre o setor de turismo e o Congresso Nacional, que será realizado no dia 26 de novembro de 2009, na Câmara dos Deputados, em Brasília – DF.
O próximo fórum será em Salvador – Bahia, na Assembleia Legislativa no dia 26 de outubro, a partir das 9h. 

Informações

Jornalista Márcia Marinho

(61) 99099010 /

imprensamarciamarinho@gmail.com