Esporte recebe apoio dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado

18/11/2009 05h00

Os presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, garantiram nesta quarta-feira (18) total apoio ao ministro do Esporte, Orlando Silva, para elevar os recursos orçamentários do ministério para 2010. Acompanhado de vários atletas, o ministro esteve no Congresso Nacional para pleitear emendas parlamentares, que poderão aumentar as verbas destinadas ao desporto brasileiro.

De acordo com o ministro, os parlamentares, inclusive o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Almeida Lima, e o relator-geral, deputado Geraldo Magela, também já se manifestaram no sentido de ampliar os investimentos para o esporte. “É importante o desenvolvimento dos nossos atletas, para preparar o Brasil para as Olimpíadas”, afirmou.

Segundo o deputado Michel Temer, existe empenho e interesse muito grande em apoiar a pasta, e que a Câmara dos Deputados vai trabalhar nessa direção. “A partir de agora, esta também é uma Casa dos Esportes”, ressaltou. O presidente Sarney, que recebeu o ministro ao lado do senador Almeida Lima, também manifestou total apoio ao aumento de verbas para o ministério.

Cercado de atletas como Hortência, Marta, Falcão, Rogério Sampaio, Paulão e Joana Maranhão, o ministro afirmou que existem iniciativas de criação de centros de excelência esportiva para treinamento, de estruturação de núcleos de base chamados “Cidade Olímpica”. Ele acrescentou a intenção de se desenvolver o Programa Atleta de Ouro, “que beneficiará atletas de ponta que têm chances de conquistar medalhas, mas precisam de reforço para melhorar as condições técnicas de modo a elevar essa competitividade”, acentuou.

Fonte: Ascom - Ministério do Esporte