Eleito os representantes do primeiro Fórum de Turismo da Rocinha na tarde desta quarta feira dia 29 de Abril

05/05/2009 18h30

Aconteceu pela primeira vez na Rocinha, a votação que ele gel os representantes do Fórum de Turismo da Favela da Rocinha, a maior da América do Sul. Os eleitos foram eleitos por unanimidade e serão responsáveis por articular todas as ações de turismo da comunidade pelo período de um ano, colocando em prática o planejamento que vem sendo desenvolvido dentro do projeto do Sebrae/RJ, Rocinha Empreendedora. A eleição aconteceu as 16:30 hs na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha. Os votantes foram os atores diretamente envolvidos no processo de criação do projeto.
Um Fórum é acima de tudo um espaço democrático, que serve como instrumento de comunicação; debate; articulação; opiniões e sugestões sobre um determinado tema. Segundo o consultor do Sebrae/RJ, Jarbas Modesto, o desígnio desta opção como modelo de Instância de Governança para o turismo local foi escolha da própria comunidade, como sendo o primeiro passo para o amadurecimento do grupo.
- Um Fórum deve ser dinâmico, desburocratizado e organizado para desempenhar seu papel. É um tipo de instância que pode evoluir para outros mecanismos maiores com capacidade aglutinadora dos agentes envolvidos em atividades específicas como o turismo – explica Jarbas.
A concretização do Fórum tem deixado animados moradores da comunidade, empresários locais, formadores de opinião, e motivado a todos para o início do trabalho. Para o empresário Ailton Araújo Ferreira eleito Presidente do Fórum de Turismo da Rocinha, mais conhecido como “Macarrão”, além de ser uma maneira eficaz de organização do potencial turístico, a criação do Fórum facilitará o desenvolvimento do comércio local e auxiliará na geração de emprego e renda.
- O turismo na Rocinha já existe há vinte anos, mas há dois estamos trabalhando firme neste projeto, angariando apoios, e hoje chegamos a este nível. É uma satisfação muito grande, mas isto não é o fim. É mais um passo importante para adequarmos à comunidade o melhor modelo de turismo – comemora “Macarrão”.
O gerente social do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) canteiro Rocinha, Marat Troina Menezes, confirmou presença na votação e prometeu apoio às iniciativas do projeto.
- Eu vou estar presente na votação e vou me posicionar sempre que necessário, pois acredito que não há outra forma melhor de desenvolvimento do potencial turístico que esta. Essa iniciativa dará a possibilidade e o poder para quem for eleito de fazer mais pela comunidade – afirma Marat.
Eleito Vice Presidente do Fórum de Turismo da Rocinha, o presidente do Movimento Popular de Favelas (MPF) e morador da rocinha, Willian de Oliveira, a iniciativa é tão significativa que deveria ser expandida para todas as comunidades não só do Rio de Janeiro, mas de todo Brasil.
- O MPF está muito confiante neste projeto. Queremos levá-lo adiante, investir na participação massiva das pessoas e convidar outras comunidades a conhece-lo. Espero que dentro de alguns anos possamos estar noticiando o encontro de todos os Fóruns de Turismo de comunidades espalhadas pelo Brasil, como fomos eleitos por unanimidade temos em dobro a responsabilidade de verdadeiramente fazer o fórum acontecer, Graças a Deus estou muito feliz em fazer parte desta maravilhosa diretoria - finaliza William.

PRIMEIRA DIRETORIA DO FORUM DE TURISMO DA ROCINHA.
Presidente – Ailton Araújo Ferreira
Vice Presidente – William de Oliveira
1º Secretario – Fernando
Tesoureiro – Paulo César Valério
Assessor de Comunicação – Hosana Anjos
Assessor Jurídico – será escolhido em reunião.

Fonte:

.hmmessage P { margin:0px; padding:0px } body.hmmessage { font-size: 10pt; font-family:Verdana }

Assessoria de Imprensa da Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro