Durante abertura de Conotel Bacelar diz que novo Fungetur deve ser votado esta semana

23/11/2021 11h05

Reprodução ABIH Nacional

Durante abertura de Conotel Bacelar diz que novo Fungetur deve ser votado esta semana

Manoel Linhares e Deputado Bacelar

Durante a abertura da 63ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), realizada nesta segunda-feira (22) em São Paulo, o presidente da comissão de Turismo, deputado Bacelar (Podemos/BA), anunciou que o novo Fungetur (PL 2380/21) deve ser votado no plenário da Casa ainda esta semana. O parlamentar acredita que o projeto não deve encontrar resistência.

“O presidente Arthur Lira entende a importância da matéria para a recuperação da economia brasileira e tem conduzido os trabalhos legislativos com a preocupação de fazer com que a Câmara dos Deputados contribua de forma concreta com o esforço de superação dos problemas econômicos e sociais trazidos pela pandemia de Covid-19.” completou.

O texto, elaborado pela CTur tem como objetivo atualizar, modernizar, ampliar e desburocratizar as condições de oferta de créditos às empresas do setor turístico. Bacelar explicou que no novo texto propõe, entre outras coisas, a suspensão da exigência de certidões municipais e a flexibilização das garantias reais. “O Fundo dispõe de R$ 5 bilhões, mas apenas R$ 1,5 foi utilizado. O restante está em processo de liberação. Está travado porque as financeiras exigem documentos que as empresas não conseguem apresentar” pontuou.

Participaram da cerimônia o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o presidente da ABIH/SP, Ricardo Roman Júnior, a senadora Soraya Thronicke e Manoel Cardoso Linhares, presidente da Associação Nacional da Indústria Hoteleira (ABIH NACIONAL) que anunciou a cidade que será sede da 64ª edição do Conotel: Salvador. Bacelar, comemorou. “A Bahia tem feito o dever de casa e está preparada para receber eventos de grande porte como este. Estamos muito felizes em poder receber o Conotel 2022.” finalizou.

Organizado pela ABIH Nacional, o Conotel é voltado para empreendedores, gestores e profissionais de hospitalidade e turismo e tem como foco estimular os debates institucionais e políticos entre as principais lideranças do setor, parlamentares e agentes econômicos, que discutirão maneiras de favorecer o ambiente de negócios no país. Junto com ele acontece a Equipotel, um evento referência para o setor hoteleiro na América Latina por concentrar vasta oferta de produtos e serviços, além de ampla programação de experiências e de conteúdo qualificado.