Destinos pouco explorados no Piauí e Pará são aprovados por participantes do Caravana Brasil

24/03/2009 08h30

Projeto leva agentes e operadores de turismo para conhecerem destinos e produtos turísticos novos ou já comercializados
Brasília (24/03) – O projeto Caravana Brasil Nacional realizou no início deste mês suas primeiras viagens de 2009. Nos dias 4 a 8 de março, onze operadores visitaram a Serra da Capivara, no Piauí. Entre os dias 11 e 15 de março, dois operadores e doze agentes de viagem estiveram em Santarém, no Pará. “São destinos ainda não consolidados no Brasil, mas que já apresentam alguma infra-estrutura e tem grande potencial para serem comercializados”, diz a coordenadora do projeto, Daniela Sarmento.
Projeto do Ministério do Turismo, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o Caravana Brasil tem como objetivo promover viagens para que agentes e operadores de turismo conheçam destinos e produtos turísticos novos ou já comercializados. Durante as viagens, eles também visitam feiras e eventos comerciais de destaque no setor.
Piauí
Na chegada, os participantes foram recepcionados em um encontro com fornecedores do destino Serra da Capivara e operadores de Teresina. No dia seguinte, seguiram para a cidade de São Raimundo Nonato, onde conheceram o Museu do Homem Americano e o Centro Cultural Sérgio Mota. Em seguida, participaram de encontro com empresários da região. No roteiro, dois dias de visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara e outros atrativos locais.
Para Diane Dumas, da agência Easygoing Brazil, “a viagem foi muito boa e conseguiu oferecer uma visão muito realista da região”. Dumas, que não comercializava este destino, lembra que o difícil acesso ao local pode dificultar a venda do produto a estrangeiros, mas pretende comercializar o destino mesmo assim por acreditar no potencial local: “Nosso objetivo é divulgá-lo cada vez mais como uma oportunidade de viagem”.
A caravana surpreendeu a Coordenadora Geral de Apoio à Comercialização do Mtur, Jurema Monteiro. “Foi a primeira vez que a região recebeu uma viagem com operadores, e todos ficaram encantados com a receptividade da população local, a estrutura e a beleza do parque nacional, que oferece um excelente produto para promoção. A viagem foi válida também para que os atores locais (governo e empresários) ouvissem dos participantes da Caravana sugestões para melhorar a oferta e o produto na Serra da Capivara. Acho que estamos cumprindo nosso objetivo", avaliou.
Pará
Pesca de piranhas, banhos de rio e visita a comunidades ribeirinhas. A viagem a um destino de ecoturismo encantou os participantes na visita a Santarém e Alter do Chão, no estado do Pará.
Em Santarém, os agentes de viagem participaram do Encontro do Conhecimento, uma apresentação dos destinos, produtos e serviços turísticos locais, realizado por instituições locais.
Na comunidade de Jamaraquá, eles tomaram contato com os seringais, o processo de extração do látex e a fabricação da borracha. Também conheceram a confecção de artesanato, agendas, brincos e colares. Já no povoado de Maguari, viram o couro ecológico que vira chinelos, porta-moedas e bolsas, entre outros utensílios.
Nádia Botsaris, da Kauai Turismo, não vendia o destino porque não conhecia e “tinha muitos receios” sobre seu potencial. No entanto, mesmo fazendo ressalvas à infra-estrutura hoteleira, ela pretende comercializar o destino. “Alguns mitos foram quebrados, como excesso de mosquito e falta de higiene na alimentação”, ressalta.

Fonte: Ministério do Turismo