Deputados debaterão vistos em nova subcomissão
Foi aprovada ontem, pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, o requerimento do deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para a criação, dentro da comissão, de uma subcomissão que estudará e debaterá a fundo a questão dos vistos para estrangeiros entrarem no Brasil.
O deputado falou com exclusividade ao PANROTAS sobre o assunto. "Li o editorial do Jornal PANROTAS desta semana, em que vocês abordam a questão dos vistos, e é isso mesmo. O assunto tem de ser debatido e nós da comissão vamos liderar esse debate. Daí veio a idéia de criar a subcomissão, o que foi aprovado ontem, em reunião da comissão", explicou Otávio Leite.
A Subcomissão Especial começará seus trabalhos em agosto e segundo Leite ouvirá todos os envolvidos na questão, a começar pelos ministérios do Turismo e das Relações Exteriores.
O objetivo, segundo o requerimento do deputado, é "construir proposta legislativa que favoreça a ampliação da entrada destes turistas melhorando o turismo receptivo, o que é fundamental para a busca de superávit na nossa balança de pagamentos". Deverão fazer parte da subcomissão, além de Leite, parlamentares como Carlos Eduardo Cadoca e Marcelo Teixeira. Cadoca, inclusive, é autor de um projeto para flexibilizar a lei da reciprocidade de vistos.
Veja a justificativa do deputado para requerer a criação da subcomissão:
"O Brasil com sua beleza natural e multicultural poderia atrair um número maior de turistas se não fossem os empecilhos burocráticos para a obtenção de visto de entrada.
Além de, em se encontrando saídas legislativas, conseguirmos atingir um superávit no setor que só traria benefícios a toda a sociedade, ampliando o número de empregos gerados, melhorando investimentos nas cidades e etc.
Considerando, por fim, que a instituição dessa Subcomissão Especial, certamente será de importante utilidade para o setor de turismo em nosso País, solicito aos pares o aprove para imediato funcionamento da mesma."
Otávio Leite está bastante preocupado e empenhado com o tema e já de olho em possíveis mudanças que países europeus poderão fazer em relação à exigência de vistos para brasileiros. Se a reciprocidade ainda existir, com certeza a Tap terá de reduzir mais que apenas dois vôos semanais para o Nordeste em seu plano de redução de vôos devido à crise do combustível.
Fonte: Central de Notícias do Panrotas