Curso de turismo para jovens carentes

13/10/2008 17h40

O turismo como alternativa de carreira para jovens oriundos de famílias de baixa renda. Eis a bandeira do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), que, a partir de amanhã, inscreve interessados em participar do Trilha Jovem — Turismo e Inclusão Social no Distrito Federal. O projeto federal será oferecido pela primeira vez em Brasília e vai qualificar cerca de 180 pessoas. "A oportunidade será para alunos da rede pública de Taguatinga e Ceilândia. É a chance deles construírem um plano de vida e carreira", resume Núbia Macedo, diretora do CET.

Serão oferecidas oficinas e vivência profissional supervisionada durante a formação, que terá 580 horas. Os selecionados assistirão a aulas nas áreas de alimento, bebidas, hospedagem, viagem e turismo, além de aprenderem a desenvolver habilidades exigidas pelo mercado, como iniciativa e comunicação. "Será um curso teórico e prático, com estágios previstos na área", informa Ariadne Bittencourt, coordenadora do projeto em Brasília e gerente de hotelaria do CET. A aula inaugural está marcada para 10 de novembro.

Segundo Núbia, é grande a possibilidade de os alunos serem efetivados pela empresa depois do estágio. "Trabalhamos em um projeto parecido, também com jovens desempregados, e conseguimos que mais de 70% deles fossem efetivados. Desta vez, pretendemos alcançar os 100%", planeja a diretora.

Cássia Torres foi uma das beneficiadas pelos projetos bem-sucedidos do CET. Em 2005, assim que concluiu o ensino médio, a brasiliense de 25 anos viu-se desempregada e interessou-se por um curso de recepcionista para hotelaria oferecido pela escola da UnB. "Fiquei curiosa para fazer o curso. Conheço muita gente que estudou lá e conseguiu emprego", conta.

Há três anos, Cássia trabalha como recepcionista em uma empresa de consultoria. "Eu não tinha experiência nenhuma. Tinha expectativa de que o curso fosse abrir as portas para o mercado e foi justamente isso o que aconteceu. Foi um êxito na minha vida", orgulha-se. A moça empolgou-se com a resposta do mercado e planeja ir além. "Pretendo crescer aqui na empresa. Talvez atuar como psicóloga. Para isso, quero fazer faculdade na área", adianta.

Encontro de guias

A Copa do Mundo será sediada no Brasil apenas em 2014, mas o mercado já está de olho na atualização dos profissionais que atuam na recepção de turistas nacionais e estrangeiros. Entre os dias 20 e 24 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, guias de turismo da cidade poderão aperfeiçoar habilidades e agregar conhecimentos na Jornada de Atualização Profissional para Guias de Turismo Regionais. O público-alvo do evento, que é gratuito, são os profissionais que atuam nos destinos voltados para o desenvolvimento regional e são cadastrados no Ministério do Turismo.

Brasília será a primeira cidade a realizar o evento, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade em parceria com o Ministério do Turismo. Depois a jornada seguirá para nove estados. A expectativa é que 1.500 guias sejam qualificados, além de serem valorizados pelo mercado. Isso porque o certificado da Jornada de Atualização será referência para a Associação de Agentes de Viagem, a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo e o Ministério do Turismo, que darão prioridade aos guias que participarem do evento em seus projetos. Mais informações pelo telefone: (61) 3322-6884.

EMBARQUE NESTA

Veja como participar do projeto Trilha Jovem, desenvolvido pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB

Vagas: 180 // Inscrições: de amanhã a quarta-feira, na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas (Facitec), que fica na CSG 9, Taguatinga Sul // Requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos, idade entre 16 e 24 anos, ser aluno do ensino médio da rede pública ou ter se formado até dezembro de 2006 e ser morador de Taguatinga ou Ceilândia // Informações: 3307-2946. Ramais: 201

 

Fonte: Correio Brasiliense