CTD visita estádio e aeroporto e cobra mais agilidade e transparência nas obras
"Em minha opinião e de todos os deputados presentes aqui hoje, falta tudo nesse estádio. Acredito que as informações que repassaram a nós aqui hoje são verdadeiras, como o retorno dos investimentos ao Governo do Distrito Federal após as concessões de uso desse complexo e todos os custos. Mas continuo achando bem difícil cumprirem um cronograma para a inauguração", afirmou o parlamentar.
As informações a que Romário se refere foram transmitidas pelo secretário Extraordinário da Copa 2014 no Distrito Federal, Cláudio Monteiro. Ele voltou a reforçar que o estádio será entregue no dia 18 de maio e acredita que tudo estará dentro do prazo. "Existiu um atraso por causa do campo, que necessita de uma terraplanagem para receber a grama. As chuvas também atrapalham", disse Monteiro.
Informados sobre os valores gastos no estádio - cerca de 1,2 bilhão de reais - e em todas as obras de melhoria no Distrito Federal - mais de 4 bilhões - para receber a Copa, os deputados seguiram cobrando transparência ao secretário Cláudio Monteiro. "É nosso dever monitorar cada obra relacionada aos grandes eventos esportivos que o país sediará. Se temos um investimento público, é necessário dar a transparência necessária nos quesitos gasto, segurança e acessibilidade", destacou o deputado Alexandre Roso (PSB-RS), também presente na comitiva.
A pouco mais de um mê s da data de inauguração ainda falta pavimentar áreas externas, colocar o revestimento feito de vidro da estrutura do edifício principal do estádio, executar projetos de urbanização e paisagismo, instalar placas de sinalização e remover o entulho e os equipamentos de obra.
Aeroporto JK - Os deputados seguiram ao aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, onde as obras previstas devem atender 41 milhões de passageiros por ano e incluem agregar três mil vagas de estacionamento ao complexo comercial, que está sendo erguido no local. Também entrarão em funcionamento, conforme o projeto divulgado, 15 novas posições de embarque.
Já estão agendadas visitas a Belo Horizonte (22/4) e Recife (29/4). As cidades-sedes de Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador serão visitadas ainda neste primeiro semestre.
Rhafael Padilha