CTD vai realizar Audiências Públicas sobre acessibilidade e a utilização dos estádios pós Copa do Mundo

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou nesta quarta-feira (18) requerimentos para a realização de duas audiências públicas: uma para debater a questão da acessibilidade nos estádios da Copa do Mundo e outra para debater assuntos relacionados à utilização dos estádios no período subsequente à realização da Copa de 2014. Os requerimentos são de autoria conjunta dos Deputados Romário (PSB-RJ) e José Rocha (PR-BA).
18/04/2012 17h43

Akimi Watanabe

CTD vai realizar Audiências Públicas sobre acessibilidade e a utilização dos estádios pós Copa do Mundo

Plenário da CTD

Segundo argumentaram os autores do requerimento, Deputados Romário e José Rocha, em que pese a Comissão de Turismo e Desporto ter promovido, no ano de 2011, os Fóruns Legislativos das Cidades-Sedes da Copa do Mundo em todas as dozes cidades-sedes, eles consistiram em debates na Assembleia Legislativa dos Estados, além de visitas às obras dos estádios, dos aeroportos e da mobilidade urbana em cada uma das cidades, o que enseja a abertura de uma discussão maior sobre a questão da acessibilidade nos estádios de futebol dessas dozes cidades-sedes da Copa do Mundo. Nessa mesma linha, argumentam que é necessário também aprofundar o debate com as federações estaduais e os gestores dos estádios, podendo incluir nesta discussão, também, as estruturas nos governos dos Estados e nas prefeituras das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

Também foi aprovado requerimento de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE) convidando o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, Sr. Flávio Dino, para comparecer a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados com o objetivo de conhecer e debater os Planos e Programas da administração para o ano de 2012. Por sugestão da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) foi ampliado o convite para o Fórum dos Secretários Estaduais de Turismo - Fornatur. A deputada argumentou que a relação Copa do Mundo e Turismo tem que ser mais próxima e sintonizada.

PL 50/2007

Também foi discutido o Projeto de Lei 50/2007, de autoria do deputado Neilton Mullin (PR-RJ), que foi retirado de pauta para que a matéria seja, por sugestão do Deputado Deley (PSC-RJ), debatido com maior profundidade por um Grupo de Trabalho a ser constituído na Comissão. O objeto da proposta é a regulamentação das atividades dos profissionais de artes marciais, capoeira, dança, surf, bodyboard e skate.

O relator do projeto, deputado Fábio Faria (PSD-RN), pediu um prazo maior para referendar o seu parecer que será enriquecido com os resultados do Grupo de Trabalho a ser instalado em breve.

Luiz Paulo Pieri
MTB-1349