CTD quer conhecer melhor Comitê Organizador Local da Copa 2014

A Comissão de Turismo e Desporto examina, na próxima reunião deliberativa, requerimento do presidente, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), propondo uma visita técnica ao Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, no Rio de Janeiro. Donizette justifica que, embora convidado a participar, o presidente do COL e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, não tem comparecido e nem enviado representante, a nenhuma das cinco edições do Fórum Legislativo realizadas até agora nas cidades-sedes de Fortaleza, Recife, Curitiba, Belo Horizonte e Manaus.
21/06/2011 18h51

Leonardo Prado

CTD quer conhecer melhor Comitê Organizador Local da Copa 2014

Deputado Jonas Donizette, presidente da CTD

Segundo o parlamentar, a organização da Copa de 2014 requer esforço, união e cooperação entre todos os segmentos da sociedade, sejam eles da esfera pública ou privada, para que o evento tenha sucesso. "O Comitê Organizador é a entidade que faz o intermédio entre a FIFA, entidade maior do futebol mundial, e os diversos segmentos da sociedade brasileira que participam da organização deste megaevento", assinalou.

Donizette lembrou a aprovação pela CTD, no início do mês, de requerimento do deputado Romário (PSB-RJ), convidando Ricardo Teixeira para esclarecer fatos e saber dos parlamentares o que precisa mudar nos trabalhos de organização do megaevento. "Não tendo sido possível até o presente momento o atendimento ao nosso convite, queremos realizar uma visita técnica, ainda antes do recesso parlamentar no meio do ano, ao COL", reafirmou.

Outro requerimento a ser examinado pela CTD é de autoria dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Roberto Freire (PPS-PE) e pede o comparecimento dos Diretores de Marketing da FIFA no Brasil, Jay Neuhaus e Thierry Weil, além de Carlos de La Corte, consultor do COL. Os parlamentares querem esclarecer as pressões que a Fifa estaria impondo às cidades-sedes para contratação de empresas parceiras da entidade. As denúncias foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo que apresenta cópia de documento assinado por Jay Neuhaus, impondo a escolha da ADM, empresa parceira da entidade, na confecção de brindes, bonés e chaveiros. "Diante da gravidade dos fatos, é importante que os membros desta Comissão esclareçam essas denúncias", observou Rubens Bueno.


Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br