CTD pode ir ao Rio apurar denúncia de tráfico de influência da Fifa

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), informou que vai propor uma visita do colegiado ao Rio de Janeiro para investigar o envio de e-mails da Federação Internacional de Futebol (Fifa) pedindo a "cooperação" das sedes da Copa do Mundo de 2014 em favor de patrocinadores. Para o deputado, o ato pode ser considerado “tráfico de influência”.
20/06/2011 19h04

Akimi Watanabe

CTD pode ir ao Rio apurar denúncia de tráfico de influência da Fifa

Deputado Jonas Donizette, presidente da CTD: e-mails podem ser tráfico de influência

Donizette propõe que a comissão se reúna com o comitê organizador da Copa no Rio. Ele apresentará requerimento na próxima reunião da comissão, que ainda não tem data marcada.

As denúncias foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo no último dia 13. De acordo com a matéria, documentos mostram lobby da Fifa em favor de patrocinadores da entidade no setor de energia solar, seguros e produção de brindes. A entidade pediu "cooperação" nas licitações para as empresas parceiras. Em nota ao jornal, a Fifa admitiu que mandou comunicados sobre oportunidades de cooperação com os parceiros da Copa de 2014, mas afirmou que não obriga as cidades a contratarem as empresas.

Já existe um requerimento de autoria do deputado Romário (PSB-RJ), aprovado pela comissão, convidando o presidente como Comitê Organizador da Copa, Ricardo Teixeira, para comparecer à comissão e prestar esclarecimentos sobre denúncias de corrupção na organização da Copa. "Mas o convidado pode aceitar ou não o convite", disse Donizette.

Por isso, ele considera importante que a comissão aprove seu requerimento para proceder à investigação in loco. A secretaria da comissão informa que o convite a Teixeira já foi enviado, mas ainda não houve resposta.

Para Romário, "a última coisa que o País precisa é de mais escândalos de corrupção para interferir no processo de andamento das obras e de qualificação profissional que esses grandes eventos esportivos exigem de um país-sede". Segundo ele, "isso deveria ser feito com a respeitabilidade e a transparência que o povo brasileiro merece".

Com Agência Câmara

Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB 494-4)
Tel.: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br