CTD inicia audiências sobre Copa 2014

07/08/2007 19h35
A Comissão de Turismo e Desporto (CTD), deu início hoje (08), através da Sub-comissão da Copa 2014, a um série de audiências sobre os preparativos do Brasil como candidato à realização daquele evento do futebol. O presidente do Grupo de Trabalho Interministerial da Copa 2014, Alcino dos Reis Rocha, representante do Ministério do Esporte, foi o primeiro a ser questionado pelos membros da Sub-comissão.

Ele relatou o que chamou de iniciativas presentes e programadas do Governo Federal para atender às axigências da Fifa, o órgão máximo do futebol mundial. Ressaltou, porém, que o governo participa apenas com garantias de boas condições para realização do evento, já que os encaminhamentos práticos ficam à cargo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que não tem vínculo governamental.

"O governo não tomou parte nem da escolha dos 18 locais escolhidos como pré-candidatos a sediarem jogos da Copa"" explicou Alcino. Até agora, segundo ele, o governo brasileiro cumpriu as etapas definidas pela Fifa, dando garantias de que dará condições para realização do evento, o que também foi feito pelos estados e municípios que se candidataram a sediar jogos.

Ele ressaltou, ainda, que a Fifa escolherá de 8 a 12 locais e estes terão que sediar, também, a Copa das Confederações, evento mundial que se realiza sempre um ano antes das copas do Mundo e deverá ocorrer, pois, em 2013, no Brasil. E, respondendo a indagações de parlamentares, disse que a escolha da Fifa se limitará aos 18 locais já inscritos, não havendo possibilidade de acolher novas candidaturas.

Alcino assegurou que o GTI da Copa, como órgão governamental, exigirá do comitê organizador, que será formado mais adiante, faça rigoroso planejamento de custos do evento. "Aprendemos com os Jogos Pan-americanos e pretendemos que, no caso da Copa, a previsão de custos seja feita com bases bem realistas", afirmou.

A CBF apresentou a proposta brasileira em abril último e terá a resposta final da Fifa até o dia 30 de outubro próximo. Como candidato único, porém, é muita remota a chance de o País não ser oficializado como hospedeiro daquele evento.

A reunião foi aberta pela presidente da CTD, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que de imediato passou a coordenação ao presidente da Sub-comissão, deputado José Rocha (PR-BA). Também interpelaram o presidente do GTI da Copa os deputados Deley (PSC-RJ), Sílvio Torres (PSDB-SP), Edinho Bez (PMDB-SC), Marcelo Teixeira (PR-CE), Alex Canziani (PTB-PR) e Fábio Faria (PMN-RN).



Cristina Bravo (cristina.bravo@camara.gov.br)
Assessora de Imprensa da CTD