CTD elogia obras da Copa em Fortaleza
Segundo Domingos Neto, 75% das obras estarão prontas para receber os turistas e torcedores até o dia 15 de junho, data da abertura da Copa das Confederações. O primeiro jogo da competição em Fortaleza será no dia 19 de junho, entre as seleções do Brasil e do México. A previsão de finalização, no entanto, é para março de 2014. "Para atender à determinação da FIFA, serão colocados tapumes nas obras inacabadas para garantir a segurança dos torcedores", lembrou o secretário.
No aeroporto, as reformas e a ampliacão estão sendo executadas, principalmente, no terminal de passageiros e no pátio das aeronaves. O objetivo é aumentar a área total dos atuais 38,500 para 90,394 metros quadrados. De acordo com a Infraero, também serão acrescidos elevadores (10 para 21), escadas rolantes (8 para 14), pontes de embarque (7 para 10), balcões de check-in (30 para 70) e outros equipamentos. O valor total investido até agora foi de cerca de R$ 337 milhões.
Mobilidade e porto
O secretário municipal da Copa, Domingos Neto, também prometeu que o trecho da avenida Alberto Craveiro que ligará ao Castelão e à rotatória do estádio também será entregue até o dia 15 de junho. "O restante das obras do BRT (ônibus sobre trilhos) será totalmente finalizado até a Copa do Mundo, em 2014", afirmou.
No fim da tarde, os parlamentares seguiram para o Porto de Mucuripe, onde está sendo construído um terminal de passageiros. O projeto visa incentivar ainda mais o turismo e, com isso, permitir a chegada de mais navios à Fortaleza. Outro objetivo é oferecer condições para os navios atracarem durante a Copa do Mundo e servirem como mais uma opção de hospedagem aos turistas.
"As obras estão a pleno vapor e, comparando às outras quatro cidades que visitamos, Fortaleza se mostrou mais organizada. Não é à toa que entregou o estádio em primeiro lugar sem qualquer aditivo e está à frente no quesito mobilidade urbana", destacou Valadares Filho.
A CTD faz acompanhamento das obras nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo desde 2011. A próxima capital a ser visitada será Salvador no dia 27 de maio.
Além do vice-presidente da CTD, Valadares Filho, a comitiva foi formada pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e pelos deputados federais Fábio Reis (PMDB-SE), Heuler Cruvinel (PSD-GO) e José Airton (PT-CE).