CTD aprova audiência pública para discutir altos preços de passagens aéreas para o Nordeste

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na reunião de quarta-feira (7 de novembro de 2012), requerimento de autoria do deputado Fábio Faria (PSD-RN), propondo uma reunião de audiência Pública para discutir os altos preços de passagens aéreas para o Nordeste.
12/11/2012 16h53

Segundo Fábio Faria, a região Nordeste é uma grande porta de entrada de turistas estrangeiros ao Brasil, mas vem sofrendo queda considerável no número de visitantes da Espanha, França, Alemanha e Itália, que enfrentam forte crise econômica, enquanto a demanda de outros países se mantém estagnada desde 2010.
Com isso, o fortalecimento do turismo interno pode e deve ser uma alternativa à sobrevivência dessa atividade que se configura como a maior geradora de emprego e renda em diversos estados nordestinos, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Alagoas, Sergipe, dentre outros.
O parlamentar acredita que a baixa oferta de voos e o alto custo das passagens aéreas praticadas atualmente têm sido obstáculos a essa reação do setor. Segundo ele, a participação de membros de órgãos governamentais e de representantes das principais empresas nacionais de aviação na audiência pública é fundamental para que se esclareça a majoração de passagens para voos com destino ou origem em cidades nordestinas em relação a outras regiões brasileiras.
Faria lembrou que em algumas ocasiões, comprar um pacote de viagem para o Nordeste custa mais caro do que viajar para Miami, nos Estados Unidos.
A CTD também aprovou outro requerimento do deputado Fábio Faria, solicitando uma reunião de audiência pública para ouvir o Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - INFRAERO e os presidentes das Companhias Aéreas TAM, GOL e Azul, a fim de prestar esclarecimentos sobre questões relativas à aviação civil brasileira, tais como: infraestrutura dos aeroportos para a Copa de 2014 e Olimpíada de 2016, gargalos do setor, investimentos e concessões aeroportuárias.