CTD APÓIA 1% PARA O ESPORTE

17/10/2007 16h05

Um café da manhã para promover a campanha de mobilização por 1% do Orçamento da União para o esporte foi realizado no último dia 3,no Anexo IV da Câmara, com a presença do ministro do Esporte Orlando Silva, dirigentes esportivos, atletas e parlamentares. O evento foi promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, presidida pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), e pela Frente Parlamentar do Esporte, presidida pela deputada Manuela D’avila (PCdoB-RS).

A visita do ministro e de esportistas como Hugo Hoyama (tênis de mesa), Acelino Popó (boxe), Rebeca Gusmão (natação) entre outros, teve o propósito de sensibilizar os deputados, bancadas e comissões a destinarem parte dos recursos de suas emendas para o esporte. Durante o encontro os participantes usaram camisetas com a inscrição de 1%, referência à fatia do orçamento da União almejada.

Para Lídice da Mata, a mobilização deixou claro à população e aos parlamentares que importantes competições esportivas como o Panamericano e a Copa do Mundo, "não acontecem sozinhas, precisam de apoio do governo, precisam de orçamento federal". Lídice afirmou que para o surgimento de novos atletas, é necessário que estes investimentos cheguem a todos os cantos do País, e "atuem como um componente de inclusão social".

O ministro Orlando Silva disse que a iniciativa vai ampliar o orçamento da pasta. "Estou confiante que o evento de hoje serviu para sensibilizar os deputados e senadores quanto à importância de investir no esporte brasileiro", afirmou. Ele explicou que um orçamento em torno de R$ 1,25 bi é suficiente para manter programas como o Bolsa Atleta e planejar investimentos em infra-estrutura de capacitação e realização de eventos internacionais

Em nome dos esportistas, falaram o mesatenista Hugo Oyama, a corredora Magnólia Figueiredo, o pugilista Arcelino de Freitas, o Popó, e o atleta paraolímpico Moisés Vicente Neto. Eles elogiaram o desempenho do Governo Federal na área esportiva e ressaltaram a importância de se aumentar os recursos para o setor. No mesmo dia, os desportistas percorreram várias outras comissões da Câmara e do Senado em defesa da proposta.

Compareceram ao café da manhã, os seguintes deputados, membros da CTD: Deley (PSC-RJ), Fábio Faria (PMN-RN), Edinho Bez (PMDB-SC), Fátima Pelaes (PMDB-AP), Cida Diogo (PT-RJ), Marcos Montes (DEM-MG), Marcelo Teixeira (PR-CE), Eugênio Rabelo(PP-CE), Alex Canziani (PTB-PR), Gilmar Machado (PT-MG), Valadares Filho (PSB-SE)

Cristina Bravo (cristina.bravo@camara.gov.br)

Assessora de Impresa da CTD