Crise na equipe olímpica do Flamengo e verbas para os Jogos 2016 serão debatidos em seminário
Por sugestão do deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB) foi aprovada a realização de um seminário, para que os parlamentares conheçam o plano de preparação da equipe olímpica aos Jogos Rio 2016 e se há, de fato, falta de investimentos financeiros no setor. "Enquanto o Flamengo desativa departamentos olímpicos, a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) guarda em seus cofres R$ 70 milhões, que recebe das loterias federais", argumentou o deputado, justificando sua proposta.
Para o seminário serão convidados o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente do Comitê Olímpico, Carlos Arthur Nuzman, o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa, a ginasta Jade Barbosa e um representante da Confederação Brasileira de Clubes.
"O Brasil receberá os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, com um orçamento estimado em cerca de R$ 30 bilhões. No entanto, os investimentos na formação e treinamento de atletas não acompanham o volume dos recursos aplicados em obras", comparou o deputado Benjamin Maranhão.
O presidente da CTD, deputado Romário, lembrou que os recursos na Confederação de Clubes não estão sendo aplicados porque a regulamentação para o uso dessa verba - no contexto da Nova Lei Pelé (nº 9615/98) ainda está em análise no Palácio do Planalto.
Responsabilidade de dirigentes
Na mesma reunião o plenário aprovou o parecer do deputado Romário ao PL nº 2.832/2011, do deputado Alceu Moreira, que trata da responsabilidade civil dos dirigentes desportivos que aplicarem créditos ou bens sociais da entidade em proveito próprio ou de terceiros.
Os detalhes da reunião da CTD desta quarta-feira estão no seguinte link:
https://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/ordemDetalheReuniaoCom.asp?codReuniao=31113