Conta Satélite do Turismo é tema de audiência pública

Deputados da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) e convidados analisaram, em audiência pública que ocorreu em 4/12, a necessidade de se agilizar a implantação da Conta Satélite do Turismo (CST). Para o presidente da CTD e autor do requerimento que deu origem à audiência, deputado Valadares Filho (PSB-SE), a CST orientará a elaboração de políticas públicas para o setor.
05/12/2013 11h12

Participaram do debate o diretor do departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes; diretora de estudos e políticas regionais, urbanas e ambientais do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Margarida Hatem Pinto Coelho; professor e pesquisador da Faculdade de Economia e Administração da USP e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), doutor Décio Kadota; e o mestre em turismo pela Universidade de Brasília, Mário Rudá Pontes de Andrade.

José Francisco destacou que, para dar conta da complexidade e do caráter transversal da atividade turística, é necessário a criação de um sistema integrado de informações que garantam a homogeneidade, comparabilidade e a qualidade das estatísticas de turismo. "Melhorar o sistema de estatística turística é necessário para que ocorra um alinhamento técnico e formal das estatísticas turísticas", disse José Francisco.

Valadares Filho indagou aos convidados o que falta por parte do Ministério do Turismo e do IBGE para que ocorra a consolidação da conta satélite do turismo. José Francisco esclareceu que falta recursos financeiros, equipe técnica qualificada e a faltam ainda análises específicas sobre o setor de turismo para agilizar o trabalho.

O deputado Professor Sérgio de Oliveira (PSC-PR) ressaltou a importância de se discutir a implantação da conta satélite do turismo. "Esse banco de dados é bastante importante para o desenvolvimento do turismo no Brasil", disse.