Complexo esportivo do Pan é inaugurado com homenagens
Instalações do Complexo Esportivo Deodoro levam nome de grandes atletas brasileiros, como o saltador João do Pulo
Michel Castellar
RIO - Por sua história esportiva e por ter sido sargento do exército, João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, recebeu uma homenagem tendo seu nome dado ao Centro de Hóquei sobre Grama, inaugurado na manhã desta quinta-feira, no Complexo Esportivo de Deodoro, construído para os Jogos Pan-Americanos do Rio.
As outras instalações receberam os nomes de Centro de Tiro Esportivo Guilherme Paraense, o primeiro atleta a conquistar uma medalha de ouro olímpica para o Brasil, Centro Nacional de Hipismo general Eloy Menezes, e o Centro de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques.
A falta de um atleta brasileiro expoente no hóquei sobre grama fez com que o bicampeão pan-americano João do Pulo fosse o escolhido para dar o nome ao equipamento. O atleta foi o bicampeão Pan-Americano no salto triplo e em distância, em Porto Rico, 1975.
Guilherme Paraense tornou-se o primeiro medalhista de ouro do Brasil em olimpíada, em 1920, na Bélgica. Ele foi campeão no tiro e precisou competir com armas emprestadas por atletas americanos, por causa da precariedade dos equipamentos brasileiros.
Já o general Eloy Menezes, no hipismo, participou de três olimpíadas e o coronel Eric Tinoco Marques ficou em primeiro lugar no pentatlo moderno do Pan de 1951, na argentina.
Fonte: Agencia Estado