Comitê Americano afasta jornalista que cometeu gafe contra o Brasil

09/07/2007 15h25

Polêmica
Jorge Luiz Rodrigues, Ary Cunha e Sérgio Duran

RIO - O Comitê Olímpico Americano (USOC na sigla em inlgês) decidiu retirar da sua delegação nos Jogos Pan-Americanos 2007 o gerente de imprensa Kevin Neuendorf, por causa da polêmica frase escrita num dos quadros da sala que o USOC ocupa no Riocentro - local do Centro Principal de Imprensa dos Jogos.

Neuendorf escreveu a frase "Welcome to the Congo!" (Bem-vindo ao Congo!), num dos quadros da sala de 300m quadrados alugada para operações de imprensa do USOC no Riocentro. A foto do gerente trabalhando ao lado da inscrição do quadro foi publicada pelo GLOBO neste sábado e causou mal-estar (clique aqui e saiba mais).

Na tarde deste sábado, o USOC divulgou um comunicado com um pedido oficial de desculpas ao CO-Rio. No documento, o USOC também informava o desligamento de Kevin Neuendorf da delegação ( leia a íntegra da declaração oficial ).

O chefe de missão da delegação dos Estados Unidos, Steve Roush, também apresentou pessoalmente um pedido de desculpas ao secretário-geral do CO-Rio, Carlos Roberto Osório, em nome de toda a delegação americana pelo episódio. Roush assegurou que este foi um fato isolado e que não reflete a posição da delegação do seu país nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Carlos Roberto Osório, aceitou o pedido de desculpas, em nome de todo o CO-RIO, entendendo que se tratou de um fato isolado.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) não quis se manifestar sobre o assunto. Antes do pedido de desculpas, Carlos Roberto Osório também evitou alimentar a polêmica:

- O Comitê Organizador não comenta posturas particulares ou qualquer tipo de posicionamento dos comitês nacionais, mas o Comitê Olímpico Americano está recebendo atendimento condizente com o dos outros comitês nacionais - afirmou o dirigente.

Cesar Maia diz que polêmica é boa

Embora o CO-Rio e o COB tenham se mantido distantes do caso, os dois órgãos orientaram o USOC a se retratar.

Ao tomar conhecimento do caso, o prefeito Cesar Maia procurou capitalizar a atitude do gerente de imprensa do USOC. Para Cesar, a atitude é a primeira marca de polêmica dos Jogos Pan-Americanos e vai fazer com que o público torça contra os atletas americanos.

- Acho a polêmica boa. Por um lado, mostra o grau de cultura dele e o grau de desinformação da parte de imprensa da delegação americana. Por outro, vai ativar o público. Ele fez um pouco o papel da torcida adversária dos Estados Unidos - afirmou.

O prefeito participou da inauguração da Arena Multiuso do Rio, na manhã deste sábado. Acompanhado da família e secretários, o prefeito assistiu à apresentação das gináticas artística, rítmica e de trampolim.

Fonte: - O Globo