Comissão protesta pela alteração do nome do estádio Mané Garrincha

A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara enviou nesta quarta-feira (30) moção ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, protestando pela alteração do nome do Estádio Mané Garrincha para Estádio Nacional de Brasília. O presidente da CTD, deputado Jonas Donizette (PSB-SP) afirma no documento que a alteração do nome do estádio “desfaz homenagem histórica a um dos principais atletas do futebol brasileiro e mundial”.
30/11/2011 15h50

Sinaenco

Comissão protesta pela alteração do nome do estádio Mané Garrincha

Obras na Arena de Brasília.

A sugestão da Comissão é a de que seja adicionado ao nome "Estádio Nacional" o nome Mané Garrincha, ficando assim intitulado de Estádio Nacional Mané Garrincha. "Entendemos que seria uma forma de contemplar as intenções do GDF sem, com isso, desfazer a honrosa e merecida homenagem a um dos atletas mais queridos do povo brasileiro, respeitando as nossas mais caras tradições da história futebolística e a nossa memória nacional", disse Donizette.

O estádio Mané Garrincha será a principal arena de Brasília e vai abrigar a abertura da Copa das Confederações da Fifa, em 2013. Suas obras estão orçadas em R$ 671 milhões e, até o momento, já foram gastos R$ 180 milhões, segundo dados do Tribunal de Contas do DF (TCDF), que vistoriou as obras no dia 19 de novembro último.

O estádio terá capacidade para 70 mil pessoas e vai abrigar sete jogos da Copa 2014, o mesmo numero de jogos do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro . As obras tiveram início em agosto de 2010 e segundo o secretário executivo do Comitê Brasília 2014, Cláudio Monteiro, será inaugurado no dia 31 de dezembro de 2012, às 11 horas, provavelmente com um jogo da seleção brasileira com uma equipe sul-americana.

 

 

Assessora de Imprensa: Cristina Bravo (MTB-494-4)
Tel: (61) 3216-6833
E-mail: cristina.bravo@camara.gov.br